quinta-feira, 5 de junho de 2008

Edição 2008 da Expofruit é aberta ao público hoje

Após o início da programação científica - minicursos e palestras - na segunda-feira, dia 2, a Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (EXPOFRUIT) foi iniciada oficialmente ontem. A programação que ocorreu ontem à noite no Centro de Exposições (EXPOCENTER), Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi destinada a produtores, convidados das empresas e órgãos expositores na Expofruit.

"Este primeiro dia é mais reservado, somente a produtores, expositores e seus convidados. Um momento no qual as empresas e seus convidados podem ficar mais à vontade para negociar/conversar", afirma Segundo de Paula, presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX) - uma das entidades que promovem o evento.

Nesta edição da feira que ocorrerá até o dia 7, das 18h às 23h, no Expocenter, campus da Ufersa, a estimativa dos organizadores é que a Expofruit 2008 reúna pesquisadores, atacadistas e fornecedores de insumo, universitários, extensionistas, varejistas, agentes de fomento, produtores, importadores, exportadores, distribuidores, fornecedores e delegações de países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, EUA entre outras, de caravanas de produtores de 21 cidades do Estado, dentre elas, Assu, Baraúna, Areia Branca, Mossoró, Ielmo Marinho, Caicó e Macaíba, e outros Estados, como Paraíba, Ceará e Alagoas. Conforme o Sebrae, estão confirmadas vindas de caravaneiros de produtores agrícolas que desenvolvem projetos assistidos pelo Sebrae em Alagoas, Ceará, Paraíba e Bahia. Também estão confirmadas presenças de representantes do Sebrae no Piauí e Maranhão.

A feira que possui uma programação diversificada - cursos, minicursos, palestras, clínicas e vitrines tecnológicas, eventos culturais, rodada de negócios nacionais e internacionais, feira de produtos e serviços com 330 estandes, Central de Negócios e degustação de frutas - de acordo com Segundo de Paula já era considerada um sucesso antes mesmo de ser iniciada. "Mesmo com a mudança do período de realização da feira, todos os estandes foram comercializados. Além disso, a participação nos cursos e minicursos que fazem parte da programação científica está muito boa. Nossa estimativa é de que o montante gerado através dos negócios chegue a mais de 20 milhões de dólares, valor superior ao do ano passado", comenta.

O evento teve seu período de realização antecipado de outubro para junho para atender uma reivindicação dos produtores e expositores, se dará em virtude de coincidir com o período da negociação de tudo que será utilizado no plantio da safra 2008/2009, tais como: insumos, defensivos, sementes, transportes, irrigação, máquinas e implementos agrícolas, equipamentos de irrigação e serviços.

A Expofruit deste ano - uma realização do Coex, Sebrae e Ufersa, produção da Promoexpo e que conta com o patrocínio da Prefeitura e do Governo do Estado - possui como tema "Nossa Fruta chama a atenção do mundo faz tempo. Descubra o motivo" e garota propaganda, Carmem Miranda e suas frutas.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: