quinta-feira, 19 de junho de 2008

Garibaldi confirma recesso branco no Senado por conta de festas e convenções

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decidiu, em acordo com os líderes partidários nesta quinta-feira, que a próxima semana será de recesso branco na Casa. A pedido dos senadores, ele não vai realizar sessões deliberativas (com votações) nem promover debates acalorados. Segundo ele, a solicitação foi aceita por causa da realização de festas juninas e convenções na última semana de junho.

"Os líderes chegaram à conclusão que teríamos dificuldades de quórum. As convenções são feitas, em sua maioria, entre os dias 27 e 30 de junho e tem ainda coincidência das festas juninas", disse o presidente do Senado.

Mas o próprio Garibaldi reconhece que a decisão de estabelecer o recesso branco pode afetar negativamente a imagem do Senado. Porém, disse que como "bom nordestino" tem de compreender a importância que é para as tradições de sua região a realização de festas juninas.
"Pegar mal, não pega. Mas também não pega bem se alguém deixar de aparecer [às festas juninas]", reagiu oi senador.

Com o recesso branco, os senadores estão liberados para ficar fora de Brasília na próxima semana. Na prática quando retornarem ao Congresso terão poucos dias de atividades, já que de 10 a 17 de julho será iniciado o período de recesso legislativo e, em seguida vai ser intensificada a época das campanhas eleitorais municipais.
No entanto, o presidente do Senado disse que vai insistir para que a Casa vote a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Precatórios, do fim do voto secreto, entre outros temas.

Já na Câmara, o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), avisou que não vai haver recesso branco semana que vem e pretende fazer sessões com votações em plenário, apesar dos pedidos dos parlamentares.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: