segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mossoró Cidade Junina 2008 teve quase 50% a menos de ocorrências

O coronel Canindé de Freitas, responsável pelo policiamento no Interior do Rio Grande do Norte, e o tenente-coronel Elias Cândido, comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró, deram uma entrevista coletiva nesta segunda e fizeram uma avaliação positiva do Mossoró Cidade Junina. Neste ano, o número de ocorrências reduziu quase 50%, em comparação com o que foi registrado durante o ano de 2007. “Apesar dos homicídios, o Cidade Junina foi tranqüilo”, ressalta o coronel Freitas.

Os oficiais destacaram durante a coletiva que o número de homicídios registrados no evento não reflete a falta de segurança. O coronel Freitas ressaltou que as três mortes do evento eram fruto de desavenças entre as vítimas e os acusados. “Eles apenas escolheram a Estação das Artes para cometerem os seus crimes”, esclarece Freitas, acrescentando que o trabalho do policiamento foi realizado, quando todos os acusados foram presos. “Isso mostra que a PM estava atenta e cumpriu seu papel”, complementa.

Já Elias Cândido ressaltou que o reforço no policiamento, enviado pelo comando-geral, em Natal, foi extremamente importante para manter a ordem durante o evento. “Mesmo com esse reforço de 100 homens que vieram de Natal e se juntaram aos 150 que já estavam trabalhando, o número de ocorrências foi menor do que no ano passado. Isso mostra que a presença dos policiais inibiu os criminosos. Então, nós podemos dizer que o evento foi um dos mais tranqüilos”, complementa Elias Cândido.

Canindé de Freitas lembrou ainda durante a coletiva que o trabalho da Polícia Militar não se restringe apenas o mês de junho, quando são realizadas as festas juninas. “Há poucos dias, uma quadrilha internacional de tráfico de drogas foi desbaratada pelo Serviço de Inteligência, que é comandado pelo tenente-coronel Elias”, acrescenta o comandante do policiamento no interior do RN, relembrando ainda outras prisões.

Apesar de reconhecer o esforço da Prefeitura e do Governo do Estado, os oficiais afirmaram que o evento precisa de melhor estrutura. “A festa tem crescido nos últimos anos e tornou-se uma das maiores do Brasil e isso precisa ser visto com maior responsabilidade. A estação das Artes ficou pequena para a festa”, declara o coronel Freitas, citando a dificuldade dos policiais. “Eles não tinham como se deslocar dentro da festa e foi por isso que nós colocamos torres e utilizamos canhões de luz”, ressalta Freitas.

Os oficiais apresentaram ainda um balanço das ações do Segundo Batalhão de Mossoró nos primeiros seis meses do ano. Até do mês passado, 215 pessoas foram presas acusadas de crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, assaltos à mão armada, homicídio e outros. A PM apreendeu ainda: 81 armas de fogo; 832 pedras de crack (além de 300 gramas); 125 trouxinhas de maconha (além dos tabletes, cerca de meio quilo); 2 kg de pasta-base de cocaína; 10 carros; 25 motos; e 1 caminhão.

Fonte: Assessoria de Imprensa 2º Batalhão de PM de Mossoró

Nenhum comentário: