quarta-feira, 4 de junho de 2008

Prefeitura inaugura Memorial da Resistência

Se por um lado 13 de junho de 1927 ficou marcado para a história como o dia em que o povo de Mossoró botou para correr o bando de Lampião, por outro o dia 4 de junho de 2008 assinala outra data expressiva para o mossoroense, com a inauguração do Memorial da Resistência, obra realizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, ao custo de R$ 2,5 milhões, recursos próprios. O momento, em homenagem aos heróis da resistência, vai ser inaugurado pela prefeita Fafá Rosado quarta-feira, 4, às 20h.

O programa cultural de inauguração da obra consta da apresentação da Banda de Música Artur Paraguai, Grupo Moxorós e Orquestra Sanfônica. A história da resistência de Mossoró à invasão de Lampião é rica em detalhes, coroada agora pelo Memorial da Resistência. Dia 13 de junho de 1927, a população de Mossoró, liderada pelo prefeito Rodolfo Fernandes, estava a postos para a batalha para proteger a cidade do temido cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que ameaçava invadir a cidade e saquear o comércio.

O final dessa história é conhecido. O povo mossoroense enfrentou e derrotou os invasores. Como se diz vulgarmente, botou Lampião pra correr. O cangaceiro ainda perdeu dois homens: Colchete, morto durante o combate, e Jararaca, que foi baleado e acabou preso. Dias depois, foi morto e sepultado no Cemitério São Sebastião.

Fonte: Assecom/PMM

Nenhum comentário: