quinta-feira, 5 de junho de 2008

RN vai receber fábrica de gasolina automotiva

A Petrobras irá anunciar oficialmente, dentro de 15 dias, a construção de uma unidade de produção de gasolina automotiva no Pólo Industrial de Guamaré. A decisão foi tomada na audiência que a governadora Wilma de Faria teve no final da manhã desta quinta-feira (05), em Brasília, com a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, da qual participaram o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, e o presidente do Senado, Garibaldi Filho.

Segundo a governadora Wilma de Faria, a data do anúncio da Petrobras ainda não foi confirmada porque existe a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comparecer à solenidade, além da ministra Dilma Roussef, o que gera uma dependência da disponibilidade da agenda do presidente.

Orçada em US$ 66 milhões, a fábrica de gasolina automotiva que vai ser implantada em Guamaré se somará às plantas industriais já existentes no município, onde já são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP (gás de cozinha) e biodiesel, o que transforma, assim, o Pólo Industrial em uma refinaria de pequeno porte. A refinaria terá capacidade de processar até 80 mil barris de petróleo por dia.

A Petrobras também quer ampliar suas plantas experimentais de biodiesel - duas delas já estão em atividade com capacidade para produzir 6.000 litros do combustível por dia, cada - e a produção de energia eólica.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: