segunda-feira, 16 de junho de 2008

TSE divulgará lista de candidatos com 'ficha suja'

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu a criação de uma "lista suja" com o nome de todos os candidatos a cargos eletivos que tenham algum tipo de condenação contra si. De acordo com o ministro, o TSE vai publicar em seu site o nome dos candidatos com pendências judiciais para orientar os eleitores já no pleito de outubro.

"A Justiça eleitoral tem o dever de informar quanto ao eventual passivo do pré-candidato e, no plano da plenitude e qualidade da informação, o TSE vai cumprir seu dever" disse o ministro.

"Vamos viabilizar (as informações) da forma mais eficaz, mais eficiente e mais rápida sobre a personalidade e vida pregressa já nessas eleições", explicou Britto, que já deverá debater o tema com os tribunais regionais federais nesta sexta-feira. "A coletividade tem o direito de saber quem são os seus pretensos porta-vozes".

Voto vencido no último julgamento em que o TSE avaliou a possibilidade de negar registro a candidatos com ficha suja, o presidente do tribunal explica que a postura de se publicar os nomes dos políticos e os crimes a que respondem ou pelos quais tenham sido condenados tem por objetivo dar mais transparência ao processo eletivo para que a população possa escolher melhor seus representantes.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: