segunda-feira, 16 de junho de 2008

RN atinge 70% da meta de vacinação contra a paralisia infantil

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em parceria com as secretarias municipais e o Ministério da Saúde(MS), promoveu, no último sábado (14), a primeira etapa de vacinação contra a paralisia infantil. No Rio Grande do Norte, o objetivo para este ano era imunizar 95% das 266.937 crianças de zero a cinco anos de idade.

Segundo a técnica do Programa de Imunização da Sesap, Helena Gomes Santana, o Estado vacinou 188.760 crianças, número equivalente a 70,46% da meta. Ela afirma que essa ainda não é a porcentagem definitiva. "Muitos municípios devem enviar seus dados, e depois sim será possível saber se o RN atingiu a meta de 95%", explica Helena.

Foram instalados 959 postos fixos de vacinação e 704 postos itinerantes em todo o Rio Grande do Norte. Mais de oito mil pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos e 450 mil doses de vacina foram disponibilizadas. Nas áreas de difícil acesso, como aquelas afetadas pelas chuvas ou as zonas rurais, a campanha de vacinação começou uma semana antes.

A segunda etapa da campanha, que tem o slogan: "Paralisia Infantil: Tem que vacinar, não pode bobear", será realizada no dia nove de agosto. Helena enfatiza que "é muito importante que todas as crianças de zero a cinco anos tomem as duas doses da vacina, para garantir a imunização total no país".

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), até o dia 3 de junho de 2008, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007, quando houve um registro de 190 casos. Por esse motivo, as campanhas têm o objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil.

Os pais que ainda não levaram seus filhos para receberem a primeira dose da gotinha contra a paralisia infantil têm até a próxima sexta-feira (20) para acompanhá-los ao posto de saúde mais próximo. Até lá, as vacinas ainda estarão disponíveis.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: