segunda-feira, 16 de junho de 2008

Nova CPMF e caso Varig dominam semana no Congresso

A Câmara dos Deputados deve realizar a partir desta terça-feira (17) a votação dos quatro destaques da Emenda 29, que regulamenta a distribuição de recursos para a saúde, não apreciados na semana passada pelos deputados. Destaque da emenda aprovado na última quarta-feira (11) criou a Contribuição Social para a Saúde (CSS), a "nova CPMF".

Para os destaques serem votados e o novo texto da Emenda 29 ser encaminhado ao Senado, é preciso antes destrancar a pauta da Câmara, obstruída por uma medida provisória. A CSS prevê a cobrança de 0,1% sobre movimentações financeiras. O recursos seriam integralmente destinados à saúde.

Na quarta-feira, no Senado, está agendada a ida do advogado Roberto Teixeira à Comissão de Infra-Estrutua, para falar sobre o caso Varig/VarigLog. Amigo e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Teixeira é apontado pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu de ter influenciado na venda da empresa ao grupo norte-americano Matlin Patterson e a três sócios brasileiros.

Teixeira, porém, não deve comparecer devido a uma cirurgia realizada na semana passada. Além dele, estão agendados os depoimentos dos três sócios brasileiros que compraram as empresas, Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel, e de representantes dos funcionários da Varig.

Também na quarta, a CPI das ONGs faz acareação entre os promotores de Justiça Gladaniel Palmeira de Carvalho e Ricardo de Sousa e o presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Antônio Manoel Dias Henrique, devido às suspeitas de irregularidades na instituição.

FGTS No Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa na terça-feira (17) substitutivo a projeto que permite ao empregado participar do capital da empresa em que trabalha utilizando o próprio Fundo de Garantia.

Fonte: G1

Nenhum comentário: