segunda-feira, 2 de junho de 2008

Verba para festa em Assu sofrerá uma redução

Os festejos do padroeiro de pelo menos dez municípios do Rio Grande do Norte, São João, tem como ápice as comemorações religiosas, culturais e sociais em Assu e Mossoró, onde é padroeira Santa Luzia, mas aquele santo é muito bem referenciado.

Por causa de consequências das cheias de abril e maio, o prefeito Ronaldo Soares disse que reduziu os investimentos em 50% para atender, com as sobras dos recursos, as pessoas que estão desabrigadas, perderam suas casas e outros bens e ou tiveram prejuízos com a agricultura.

“No ano passado nós gastamos R$ 1,6 milhão e este ano só vamos investir R$ 800 mil”, disse Ronaldo Soares, que ainda aguarda ajuda do governo federal para minimizar os problemas provocados pelas chuvas em Assu.

Soares explicou que tradicionalmente, o São João do Assu é realizado com 14 noites seguidas de shows artísticos e outros espetáculos culturais, mas por conta da situação de emergência, o meio da semana ficará restrito aos festejos religiosos propriamente ditos, enquanto “a parte social será realizada em dois fins de semana”.

Para o prefeito, essa mudança no cronograma da festa não vai impedir “que se mantenha a tradição” dos festejos juninos do Assu, considerado “o São João mais antigo do mundo”.

Segundo Soares, as pessoas que quiserem participar do São João assuense, assim como os conterrâneos que residem fora, podem ir até o município, que “a animação continuará sendo a mesma”.

Apesar da redução nos gastos deste ano, devido à situação em que se encontra o município depois das enchentes, a Secretaria de Eventos da Prefeitura do Assu contratou artistas e bandas, como o grupo Capim Cubano e o ator e cantor Fábio Júnior, que vai encerrar o evento no dia 24.

Diversas bandas de forró completam a programação. A novidade, neste ano, é que nos dias 16, 17 e 18 não haverá show na praça, acontecendo somente o Concurso de Quadrilhas.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: