quinta-feira, 3 de julho de 2008

Bolsa Família dará emprego nas obras do PAC

O governo e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) devem lançar na próxima semana o edital para seleção das instituições que vão profissionalizar beneficiários do Bolsa Família para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A parceria já havia sido anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano, mas ainda não saiu do papel. O presidente da CBIC, Paulo Simão, disse ontem que várias empresas da construção civil estão “ansiosas” pelos cursos profissionalizantes. “Já está havendo um gargalo com a falta de mão-de-obra qualificada”, comentou.

O objetivo é capacitar pelo menos 250 mil pessoas até o final de 2008. Para os beneficiários, as aulas serão gratuitas e a adesão a um curso é opcional. O esboço do projeto prevê que será dada preferência a cursos voltados para a formação de trabalhadores da construção civil, focando as profissões que mais estão em falta em cada região. Ou seja, se num determinado Estado há maior carência de pedreiros, o curso ali montado será voltado para formação desses profissionais.

A falta de mão-de-obra qualificada é uma ameaça à continuidade da expansão da construção civil, segundo a CBIC, porque o setor cresce fortemente há quatro anos consecutivos. Somente em 2008, o setor deve investir R$ 23 bilhões. Desde janeiro de 2004, as empresas empregaram cerca de 545 mil novos trabalhadores formais, um incremento de quase 50% no total de profissionais contratados com carteira assinada. O total de trabalhadores na construção cresceu quase duas vezes mais que a média dos outros segmentos da economia. Hoje, estimativas de entidades do setor mostram que a carência de profissionais preparados - incluindo de pedreiros a engenheiros - pode chegar a 200 mil.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: