quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ufersa: reitor perde o prazo de sua posse

Um ofício encaminhado no dia 30 de junho pelo Ministério da Educação (MEC) levou o Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (CONSUNI/UFERSA) a realizar uma reunião extraordinária na tarde de ontem. Pelo conteúdo, o reitor pró-tempore Josivan Barbosa perdeu o prazo legal para tomar posse da Reitoria da universidade.

O documento foi enviado pela Secretaria de Educação Superior (SESU) e declara que é necessário um novo processo de organização da lista tríplice para posterior nomeação de indicado a reitor por meio de Decreto Presidencial. De acordo com Josivan Barbosa, o Consuni decidiu homologar o resultado da última eleição e enviar a mesma lista tríplice. "O MEC não tomou as medidas necessárias para a posse do reitor. Agora o reitor receberá uma convocação do MEC para ser empossado", declara Josivan.

O resultado da reunião do Consuni de ontem foi o seguinte: foram 14 votos favoráveis à homologação, 7 votos favoráveis à submissão do documento à Assessoria Jurídica e 4 votos de abstenção. Josivan destaca ainda que durante as eleições ele teve grande apoio dos estudantes e funcionários, "o número de votos que eu obtive ultrapassou a soma dos dois candidatos", declarou.

Com o entendimento de que a decisão do Conselho Universitário contradiz o regimento da Ufersa, a oposição deve entrar na Justiça ainda hoje com um mandado de segurança para derrubar a decisão do Consuni e exigir a realização de um novo processo eleitoral. "Essa escolha ficou sem efeito, vamos exigir o cumprimento da lei. Passou o prazo e o documento não pede uma nova lista. Ninguém é culpado da incompetência de ninguém, é preciso obedecer às leis" afirma o professor Everardo Praça, que concorreu ao cargo de reitor.

Veja as datas:
26 de novembro/2007- Ufersa enviou a Lista Tríplice com os nomes dos candidatos
28 de fevereiro - Foi publicado o Decreto Presidencial com a nomeação de Josivan Barbosa como reitor
29 de março - Último prazo para a posse do reitor
09 de abril - Neste dia, a Ufersa consultou o MEC (prazo legal já havia expirado)

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: