segunda-feira, 21 de julho de 2008

Certus/Diário de Natal: Micarla tem vantagem de 31 pontos

A candidata à Prefeitura de Natal pela coligação Natal Melhor (formada pelo PTB, PP, PV, DEM, PMN, PR) Micarla de Sousa (PV) é a preferida dos natalenses para administrar a cidade a partir do próximo ano. Com 48,71% das intenções de voto, a deputada estadual possui vantagem de 31,57 pontos percentuais em relação à sua principal concorrente, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) que reúne 17,14% das intenções de voto. Os resultados foram obtidos em pesquisa estimulada, que apontou o nome dos oito candidatos à Prefeitura de Natal.

A pesquisa Certus/Diário de Natal foi realizada entre os dias 12 e 13 de julho, em 29 bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital. Através de entrevistas a uma amostra aleatória de 700 pessoas, de diferentes sexo, idade, grau de instrução e renda, a pesquisa aferiu quais as intenções de voto entre a população de forma estimulada e espontânea e o índice de rejeição entre os candidatos inscritos na disputa do próximo dia cinco de outubro.

Em terceiro lugar está o candidato do PTC, Miguel Mossoró, com 3,29%, seguido por Joanilson de Paula Rego (PSDC) que aparece em quarto lugar com 3,14%. Em quinto está o candidato do PPS, Wober Júnior, com 2,14%. Sandro Pimentel (PSOL) surge em sexto lugar em relação às intenções de votos com 0,71%. Em sétimo está Dário Barbosa (PSTU) e em último, com 0% das intenções de votos, o advogado e candidato Pedro Quithé (PSL). O levantamento revelou que 14,86% dos entrevistados não votaria em nenhum dos candidatos que disputam a Prefeitura de Natal, 9,14% não sabe em quem votaria e apenas 0,29% não responderam a pergunta.

A liderança da candidata Micarla de Sousa está mais acentuada no grupo formado pelos eleitores entre 16 e 24 anos, 68,97% deles votariam nela enquanto apenas 10,34% optaria pelo nome de Fátima Bezerra. A faixa etária é também a que destina o maior índice para o ex-militar Miguel Mossoró, 4,60%. Joanilson de Paula Rego e Dário Barbosa são preferidos pelos eleitores com 60 anos ou mais, enquanto Wober Júnior e Sandro Pimentel possuem mais votos dos grupos de 45 a 59 anos e 25 a 34 anos, respectivamente.

As colocações permanecem inalteradas quando confrontadas diante da condição de grau de instrução e região que reside dos entrevistados. O único quesito em que as duas principais concorrentes, que juntas reúnem 65,85% das intenções de votos, se equiparam em algum momento é quando as respostas colocadas são de acordo com a religião do entrevistado. Enquanto Micarla lidera entre os católicos (47,35%), evangélicos (57,02%) e ateus (50%), Fátima empata com ela entre os espíritas (30%).

Parte da pesquisa foi feita no dia em que a candidata da coligação União por Natal (formada pelo PSB, PT, PDT, PTN, PHS, PMDB, PRB, PCdoB e PSB), Fátima Bezerra, promovia o lançamento de sua candidatura, mas para assegurar que o evento não contaminou o levantamento, os pesquisadores realizaram o trabalho em bairros por onde a caminhada não passou.

Mudanças

Do total que respondeu escolher o nome de Micarla de Sousa se a eleição para prefeito em Natal fosse hoje, 46,85% admitiu a possibilidade de mudar seu voto até o dia da eleição. A resposta positiva para quem vota em Fátima Bezerra foi de 12,94%. Para o terceiro colocado, Miguel Mossoró, foi de 3,15% e Joanilson de Paula Rego, 2,8%.

Fonte: O Poti

Nenhum comentário: