segunda-feira, 21 de julho de 2008

Lula vem para campanha de Fátima dia 19 de agosto

Região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem celebrado inabaláveis taxas de popularidade, o Nordeste pouco o verá no papel de principal puxador de votos para candidatos da base aliada. Pelo menos, no primeiro turno.

Às nove capitais nordestinas, Lula sinalizou que comparecerá a palanques apenas em Natal e João Pessoa. Nas demais, manterá distância regulamentar para não gerar ressentimentos entre candidatos que, embora governistas em Brasília, serão adversários até outubro.

Na agenda da Presidência da República, consta apenas uma viagem ao Nordeste pelos próximos 45 dias. O roteiro prevê escalas nas capitais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em 19 de agosto, onde os partidos da base se acertaram em torno de um candidato. Lula tem dado sinais de que participará em comícios em ambas as cidades. A viagem pode se estender ainda a Fortaleza, mas Lula deverá ficar longe da agenda eleitoral. Na capital cearense, a prefeita Luiziane Lins (PT) e a senadora Patrícia Saboya (PDT) travam uma acirrada disputa por uma vaga num provável segundo turno.

Em Natal, Lula seria um bem-vindo reforço à campanha da deputada Fátima Bezerra (PT), apoiada pelo PSB da governadora Wilma de Faria e do PMDB do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho. A candidatura da petista ainda engatinha. Pesquisa divulgada ontem pelo instituto local Certus deu a Fátima 17% das intenções de voto, bem atrás da deputada estadual Micarla de Souza, com 48%, apoiada pelo Democratas. Como revés, a candidata do PT também amarga uma elevada taxa de rejeição: 23%.

Em João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) conseguiu reunir 14 partidos em torno de sua reeleição, incluindo os aliados PMDB, PT e PCdoB. Dos governistas, apenas o PDT se retirou da aliança, mas declarou apoio ao candidato do PSDB. Para tornar o cenário ainda mais propício a uma visita de Lula, pesquisas de institutos locais indicam que o socialista reúne mais de 70% das intenções de voto, suficiente para se eleger já no primeiro turno.

Nas duas maiores cidades do Nordeste, Salvador e Recife, porém, a divisão da base aliada deverá manter Lula afastado da campanha até o segundo turno. Na capital baiana, os partidos aliados lançaram dois candidatos: o deputado Walter Pinheiro (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB), apoiado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). Em Pernambuco, a situação se repete: João da Costa (PT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: