segunda-feira, 21 de julho de 2008

Certus/Diário de Natal: Voto cristalizado ainda é muito baixo

Se a eleição para prefeito de Natal fosse hoje, 58,29% do eleitorado de Natal ainda não saberia em quem votar. De acordo com a pesquisa espontânea - quando nenhum nome é apresentado pelo entrevistador e, portanto, considerada a mais importante por algumas pessoas, pois revela preferências já definidas e cristalizadas de voto - 58,29% dos eleitores ainda não sabe em quem votaria, 11% não citou nenhum candidato e 4,43% dos entrevistados citou outros nomes ou preferiu não responder a pesquisa.

Apenas cinco dos oito nomes que estão concorrendo ao pleito que se aproxima foram citados espontaneamente pelos eleitores: Micarla de Sousa foi lembrada por 16,14% dos entrevistados; Fátima Bezerra por 7,86%; Joanilson de Paula Rêgo por 1,29%; Miguel Mossoró por 0,57%; Wober Júnior com 0,43%. Grande parte dos eleitores sem candidato, de acordo com a idade, tem entre 16 e 24 anos - 63,22%. Mesma faixa etária que mais lembrou da deputada Micarla de Sousa.

Já Fátima Bezerra foi lembrada pelo quarto grupo etário da pesquisa, com idades entre 45 e 59 anos. Joanilson de Paula Rêgo foi citado pelos que têm entre 35 e 44 anos, Miguel Mossoró, 25 a 34 e Wober Júnior, 35 a 44. Se levarmos em consideração a região em que residem, 63,64% estão na zona Norte da cidade. Os eleitores das zonas Sul e Leste são os que mais lembraram dos nomes das deputadas Micarla de Sousa, Fátima Bezerra e do advogado Joanilson de Paula Rêgo. Miguel Mossoró foi mais lembrados pelos moradores das zonas Norte e Leste e Wober Júnior por aqueles que residem nas zonas Norte e Sul de Natal.

Com base nos índices aferidos pela avaliação pode-se concluir que o cenário pode ser totalmente modificado. Como a campanha eleitoral só foi deflagrada nas ruas há exatas duas semanas, mesmo assim de forma ainda tímida, e a propaganda eleitoral na televisão e nas rádios, que possuem forte poder de persuasão entre a população, só começa no dia 19 do mês de agosto, o quadro das eleições majoritárias em Natal não pode ser definido.

Fonte: O Poti

Nenhum comentário: