quarta-feira, 16 de julho de 2008

Comitê de combate a fraudes eleitorais deve ser instalado

O Comitê Estadual de Combate à Fraude Eleitoral criado em 2004 será interiorizado este ano e instalado em Mossoró. O órgão, criado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a (AMB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo fiscalizar a lisura do processo eleitoral e abrir o canal entre a população e a própria Justiça.

Conforme Humberto Fernandes, presidente da Oab, sub-seccional de Mossoró, através do Comitê, serão disponibilizadas linhas de comunicação, como site, telefone, para que a sociedade denuncie a fraude no processo eleitoral. "O Comitê já existe em Natal e neste processo de interiorização Mossoró será a primeira cidade no Estado, além da capital, a contar com mais este canal de combate a corrupção.

É uma tentativa de colaborar com a sociedade no fortalecimento para a democracia e uma 'porta' através da qual a população pode contribuir", comentou Humberto.

Com este novo órgão, qualquer cidadão poderá denunciar crimes eleitorais como compra de votos, abuso de poder econômico, uso da máquina pública, aliciamento de eleitores.

O presidente da OAB comenta que a previsão é de o Comitê de Combate à Fraude Eleitoral, que deverá funcionar na sede local da sub-secional de Mossoró, seja implantado e já esteja funcionando durante as eleições deste ano. Foram realizadas reuniões, em Natal, onde foi discutida a operacionalização para instalação do comitê em Mossoró.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: