quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vigilância investiga morte de uma criança

O Departamento de Vigilância Sanitária está investigando para saber se a causa da morte de uma criança de quatro anos ocorrida semana passada foi dengue hemorrágica. Sodré Rocha, coordenador da Vigilância, explica que a causa da morte contida no óbito foi pneumonia.

"A criança estava com suspeita de dengue, deu entrada no hospital e foi para casa. Voltou ao hospital com febre e quando estava sendo transferida para Natal faleceu. Mas a causa da morte foi pneumonia. Estamos agora investigando para saber se nesse intervalo entre a casa e o hospital ele teve pneumonia e se ela foi causada pela dengue. Porém, não há nada confirmado", comenta.

De acordo com dados da Vigilância Sanitária, neste ano foram confirmados seis casos de dengue hemorrágica na cidade. "Tínhamos uns 20 casos suspeitos de dengue hemorrágica esperando irem para laboratório para através de exames confirmar ou descartar a doença. Mas estamos montando uma espécie de força-tarefa para agilizar os exames e os resultados", comentou o coordenador.

Sobre os trabalhos de combate à dengue nos imóveis fechados, Sodré acrescenta que está sendo realizado um levantamento dos imóveis. "Existe um decreto estadual que permite a entrada nestes imóveis, mas por enquanto estamos fazendo a catalogação deles, e estamos montando estratégias para agendar visitas para os fins de semana e ao fim da tarde, nas casas das pessoas que trabalham e as casas ficam fechadas durante o dia na semana", disse.

O coordenador da Vigilância ressaltou que o trabalho no combate à dengue prossegue, mas que falta adesão da população. "Os agentes visitam as casas e orientam, porém, quando retornam, verificam os mesmos focos do mosquito", conta Sodré, complementando que somente neste ano, em Mossoró, foram notificados 1.421 casos de dengue clássica, dos quais, 636 foram confirmados.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: