segunda-feira, 14 de julho de 2008

Governo vai lançar Pacto Pelo Envelhecimento Saudável no RN

Divulgar e defender os direitos dos idosos é um dos objetivos da 2ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece nos dias 15 e 16 de julho, no auditório do Hotel Rifóles, em Ponta Negra. Durante o evento, cujo tema central é a Avaliação da Rede Estadual de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios, a governadora Wilma de Faria vai lançar o Pacto de Gestão Pelo Envelhecimento Digno e Saudável. Dentre as autoridades que irão ao evento, está a secretária executiva do Conselho Nacional de Direito do Idoso (CNDI), Jurilza Mendonça.

"A melhor idade quer seus direitos respeitados. Quer também superar os desafios da discriminação e da integração de políticas públicas para este segmento, que representa 8,6% da população do país", ressalta o secretário Fabian Saraiva, titular da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que coordena a Conferência.

No Rio Grande do Norte são mais de 296 mil e 500 idosos. Já em Natal, a população de melhor idade é de 774.205. No evento, será feita uma avaliação do desenvolvimento da Rede Estadual e Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa.

"Dessa forma, vamos identificar quais foram os avanços e determinar nossos próximos desafios na implementação das políticas destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa do Rio Grande do Norte", explica o secretário.

A coordenadora estadual de políticas públicas para o idoso da Sethas, Lúcia de Fátima, destaca que as Conferências visam discutir, acompanhar e construir coletivamente propostas de políticas públicas para as pessoas idosas. "A realização dessa Conferência é fundamental para consolidar um pacto que firme o compromisso de toda a sociedade na promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa", esclarece a coordenadora.

A abertura da Conferência será às 14h30, na terça-feira (15), com apresentação do coral da Universidade Aberta da 3ª Idade (UnATI), e encerrada pelo grupo de capoeira da mesma Universidade, na quarta-feira (16), às 17h15.

Entidades como a Promotoria do Idoso, Conselho de Assistência Social e Coordenadoria dos Direitos das Minorias foram convidados para participar dos debates de temas como o enfrentamento à violência contra o idoso e saúde, educação, cultura, esporte e lazer para a pessoa idosa. Na ocasião, também serão formuladas estratégias e prioridades de atuação aos órgãos governamentais em relação a políticas voltadas para os mais velhos.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: