sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mossoró está entre as 50 que mais empregam no Brasil

No mês de junho, Mossoró ficou entre as cinqüenta cidades do interior que mais empregam no Brasil. De acordo com o ranking do emprego interior do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), baseado em dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Mossoró foi a 47ª cidade do interior a gerar mais empregos, levando em conta o saldo final no comparativo entre as demissões e admissões. No mês passado, Mossoró gerou 2.246 empregos com carteira assinada. Mas desfez também 1.463 postos formais de trabalho, terminando o período com saldo positivo de 783 empregos.

Junho marcou o início das contratações pelo setor agropecuário, que estão sendo intensificadas agora em julho. Durante o período todos os setores apresentaram saldo positivo de empregos, com destaques para serviços (245), agropecuária (209), comércio (195) e construção civil (110).

Para Sílvio Mendes Júnior, gerente municipal da Indústria e do Comércio, a presença de Mossoró na lista das cidades que mais empregam no Brasil confirma o momento ímpar que a cidade está vivendo. "Mossoró vive um índice de empregabilidade muito grande", destacou.

Sílvio ressaltou que o crescimento de Mossoró está acima da média nacional e que a expectativa é que o ciclo de crescimento continue. "Teremos novos lançamentos na construção civil, o comércio está forte como nunca, e ainda vamos agregar empregos na indústria ainda neste ano", afirmou o gerente, acrescentando que "espera que todos possam usufruir deste momento". Ainda, segundo Sílvio, obras estruturantes realizadas pelo município estão despertando o interesse de investidores de vários setores.

Embora esteja entre as cinqüenta, Mossoró ficou bem distante da cidade primeira colocada. Petrolina, de Pernambuco, terminou o mês de junho com saldo positivo de 5.356 empregos, quase sete vezes o saldo de Mossoró. Banhado pelo rio São Francisco, o município de Petrolina forma com Juazeiro, na Bahia, o maior conglomerado de fruticultura irrigada do país.

Petrolina é única cidade da região Nordeste entre as dez primeiras colocadas no ranking do interior. As outras nove são todas da região Sudeste. O Estado de São Paulo é quem tem mais representantes. São seis: Bebedouro (2º), Campinas (3º), Pirassununga (5º), Monte Azul Paulista (6º), Itápolis (7º), Franca (8º); Minas Gerais tem dois: Monte Carmelo (4º) e Patrocínio (10º); e o Espírito Santo completa a lista com a cidade de Serra (9º).

Outras cidades do Nordeste na lista das cinqüenta que mais empregas são: Sobral - CE (13º), Juazeiro - BA (14º), União - PI (42º), e São Desidério - BA (43º).

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: