quarta-feira, 9 de julho de 2008

Parada da diversidade sexual será realizada sábado

A IV Parada da Diversidade Sexual será realizada no próximo sábado em Mossoró. Organizada pela ONG Sociedade Terra Viva, o evento tem como tema "Homofobia é crime: contra toda impunidade". O coordenador do núcleo de Mossoró da STVBrasil e presidente da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), Francisco de Assis Filho, explica que verificou-se nos últimos anos um aumento de ocorrência de crimes violentos envolvendo a população GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).

Neste ano, também está sendo realizada a II Semana da Diversidade, e desde segunda-feira são proferidas palestras em escolas públicas da cidade. A idéia é levar a discussão sobre o assunto aos bancos escolares. "A escola é uma instituição formadora. Quando levamos o debate e trabalhamos o assunto com os adolescentes, nós desmitificamos os preconceitos que existem sobre os homossexuais", explica Assis. "O homossexualismo não é uma doença. O preconceito foi construído culturalmente", completa.

Dando continuidade às palestras realizadas nas escolas, hoje a instituição escolhida é a Escola Municipal Manoel Assis e amanhã será a Escola Estadual Aida Ramalho. Já foram promovidas palestras na Escola Municipal Senador Duarte Filho e Escola Marineide Pereira.

Na sexta-feira, 11, será realizada mesa-redonda com o tema "Homofobia é crime: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, às 19h. Os expositores são Mirla Cisce, do Núcleo de Estudos da Mulher (NEM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o coordenador da Fetam/RN, o diretor executivo da Fetam, Perceval Carvalho, e o coordenador nacional da GLBT/ISP/Brasil, Eurian Leite.

A concentração da parada será na avenida Presidente Dutra, ao lado da Igreja do Alto de São Manoel, às 15h, com encerramento às 19h30, no Espetinho do Rabicó, com animação da banda Gen’s.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: