sexta-feira, 25 de julho de 2008

PF descobre laboratório artesanal para transformar pasta-base em pedra de crack

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte deflagrou no início da noite desta quarta-feira, 23, em Macaíba, a 'Operação Paulicéia' que teve como objetivo prender traficantes de drogas que estavam atuando na região metropolitana da capital potiguar.

Por volta das 17h30, os policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, chegaram até a uma chácara localizada nas proximidades da BR-101 e lá encontraram um laboratório artesanal utilizado para a transformação de pasta-base em pedra de crack. Na ocasião, foram presos em flagrante, Bruno Borges da Silva, 24, vulgo 'Bruno Mezenga', vendedor, residente no bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, Francisco Canindé Jerônimo, 27, pedreiro, residente em Parnamirim/RN, Antônio Ribeiro da Silva, 23, servente de pedreiro, morador em Parnamirim/RN e Marcio de Souza Vitor, 23, garçom, residente no conjunto Santarém, em Natal.

Em poder dos acusados, surpreendidos com a ação da polícia, foram apreendidos um revólver Taurus 38 e outras duas armas com numeração raspada: uma pistola cal. 380 e uma escopeta calibre 12, além de 26,4 kg de crack, sacos plásticos, balança de precisão, marmitas de alumínio, panelas, batedeira elétrica e diversos outros petrechos utilizados na fabricação e embalagem da droga.

No momento em que os policiais chegaram os acusados "cozinhavam" a pasta-base numa grande panela e preenchiam várias embalagens, o que daria a droga o formato de um 'tijolo' para ser comercializado. Foram também apreendidos com os presos, uma picape Nissan Frontier, um Palio e um Ecosport, duas motos e cerca de R$ 13.500,00 em espécie e R$ 8.000,00 em cheques.

As investigações da Operação Paulicéia tiveram seu início no mês de janeiro deste ano com a informação recebida pela PF de que traficantes de São Paulo estariam remetendo substâncias entorpecentes para serem distribuídas no Rio Grande do Norte.

Enquadrados na Lei 11.343/06, os acusados estão custodiados na PF à disposição da Justiça. Somente em 2008, a PF já apreendeu 408,8 kg, de drogas no Estado. 44 pessoas acusadas de tráfico foram presas em flagrante.

A 'Operação Paulicéia', recebeu este nome porque a droga era remetida ao RN por traficantes paulistas e maiores detalhes serão fornecidos em entrevista coletiva às 14h de hoje na sede do órgão no bairro de Lagoa Nova.

Fonte: Comunicação Social do Departamento de Policia Federal do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário: