terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cabra que teve 5 filhotes no mesmo parto é atração nacional em Mossoró

Uma cabra que teve cinco filhotes em um mesmo parto chama a atenção nas feiras agropecuárias do Rio Grande do Norte. Na Festa do Bode, em Mossoró, todos querem conhecer a novidade.

O médico veterinário Emanuel Costa diz que o nascimento dos cinco filhotes aconteceu por causa de uma superovulação natural. “Essa superovulação deve ter ocorrido por conta de alimentação. O animal muito seletivo se alimenta dos brotos das plantas, que são ricos em energia.

Provavelmente, foi essa a influência maior para ocorrer a ovulação”, afirma. Os filhotinhos estão com mais de um mês de vida. Gilbani Martins, dono da grande família, está orgulhoso. Ele mora em um assentamento na zona rural de Mossoró e já avisou que os animais não serão vendidos.

“Estou muito feliz. É uma benção. Até os vizinhos dizem para não vender. Eles já se apegaram”, contou.

Cinco fêmeas

Toda essa história se torna ainda mais curiosa porque os cinco filhotes são fêmeas. Isso significa que, se as cabritinhas puxarem a mãe, como boas reprodutoras, o rebanho de Martins vai crescer rapidinho.

Esse é mais um motivo para tanto sucesso. Por isso, curiosos não faltam. Todos querem conhecer os pais e os filhotes de perto. Vicente da Silva ficou impressionado. “Tenho visto de dois ou três. Nem de quatro tinha visto”, disse.

Segundo o consultor veterinário do "Globo Rural", Enrico Ortolani, o nascimento de cinco filhotes é raro. E o nascimento de cinco fêmeas num mesmo parto torna o caso extremamente raro.

Fonte: G1

Nenhum comentário: