quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Continuam abertas inscrições para os mesários voluntários

Cerca de quatro a seis pessoas se inscreve diariamente para trabalhar como mesário voluntário durante as eleições deste ano. A procura é considerada boa por Luiz Sérgio, chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral.

"Estamos recebendo muitas inscrições, tanto via e-mail, quanto pessoalmente, aqui mesmo no cartório. Fato este que é bom, pois teremos como substituir as pessoas que foram convocadas pela Justiça Eleitoral e por diversos motivos, como estar gestantes, lactantes, não terem recebido a convocação, estarem doentes, alegam e/ou não poderão trabalhar como mesários nas eleições", comentou.

A estimativa, segundo Luiz Sérgio, é de que aproximadamente 200 pessoas convocadas sejam substituídas. "Por isso, o cadastro para os mesários voluntários continua aberto até um dia antes da eleição e quem quiser pode fazê-lo nos cartórios eleitorais ou via internet no site www.tre-rn.gov.br", afirmou. Com cadastro de 50 pessoas, o Cartório da 33ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral espera que até as eleições possa contar com cerca de 200 a até 450 pessoas dispostas a trabalhar como mesários de forma voluntária.

Já as pessoas que foram convocadas através de edital para trabalhar nestas eleições, após o recebimento da carta de convocação têm até cinco dias para alegar algum motivo pelo qual não poderão trabalhar e ainda, em casos extremos, de doença, até a véspera da eleição. Conforme o chefe do Cartório, o eleitor convocado que faltar estará sujeito à multa que pode variar de R$35,00 a R$350,00, ficará como não quite com as obrigações eleitorais, e em caso de aprovação em concurso público, não poderá tomar posse. Já as vantagens para prestação do serviço eleitoral são: dois dias de folga por dia dedicado aos trabalhos da Justiça Eleitoral, certificado de participação e ainda a prestação de serviços à Justiça Eleitoral serve como critério de desempate em concurso público, desde que haja previsão no edital.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: