segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Municípios do RN incluídos em programa do governo federal

O Rio Grande do Norte teve mais quatro municípios com projetos credenciados para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A portaria do Ministério da Saúde (MS) que incluiu as cidades de Monte Alegre, Mossoró, Nova Cruz e Santo Antônio foi publicada no último dia 6. O Nasf é uma ferramenta criada pelo MS, em janeiro deste ano, e visa dar apoio às ações das Unidades de Saúde da Família no atendimento às comunidades.

Os municípios credenciados pelo ministério estão autorizados a cadastrar suas equipes e passarão a receber os recursos para manutenção dos núcleos. Os recursos mensais serão de R$ 6 mil ou de R$ 20 mil, dependendo da densidade populacional de cada município e do tipo de núcleo implantado.

O Nasf 1 será ligado a oito equipes de Saúde da Família (SF) e será instalado em municípios que possuam até 100 mil habitantes. O Nasf 2 será destinado a municípios cuja densidade populacional não ultrapassem os 10 mil habitantes por quilômetro quadrado e deverá estar ligado a, no mínimo, três equipes de SF.

Os núcleos integram o Mais Saúde, plano estratégico de saúde lançado em dezembro do ano passado e que contém ações para a ampliação da assistência e qualificação do Sistema Único de Saúde até 2011.

Os primeiros sete municípios norte-riograndenses cujas equipes foram autorizadas para implantação dos Nasf, em junho deste ano, foram Augusto Severo, Caraúbas, João Câmara, Macaíba, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu.

Uiacy Alencar, do setor de Estratégia da Família da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), explica que "para o Rio Grande do Norte é mais um avanço, pois o Estado faz parte do primeiro grupo que teve municípios credenciados para o Nasf. Esses Núcleos exercerão um trabalho de parceria com as Unidades de Saúde da Família, na promoção à saúde das comunidades.

"Os profissionais de cada núcleo devem identificar, em conjunto com as equipes da Estratégia Saúde da Família e a comunidade, as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada área coberta. Faz parte da estratégia de atuação dos núcleos a promoção da saúde e da qualidade de vida, com o objetivo de prevenir doenças. Por essa razão, destaca-se a importância da atuação multiprofissional, com professores de Educação Física e nutricionistas, entre outros.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: