terça-feira, 26 de agosto de 2008

Niná Rebouças lidera corrida para a Câmara de Vereadores de Mossoró

A candidata vereador pelo Democratas Niná Rebouças foi a mais citada na pesquisa CORREIO DA TARDE/Start, realizada sexta, sábado e domingo passados, em Mossoró. Niná aparece na cabeça da tabela com 21 citações ou 3,5%, nos 23 bairros pesquisados e mais a zona rural. Os nomes do Democratas aparecem em sua maioria muito bem situados na pesquisa.

Embora tenha o segundo colocado dentre os citados na pesquisa, o candidato Lahyre Rosado Neto (PSB), a coligação Mossoró pra Você mostra um desempenho abaixo do esperado. A projeção a partir da pesquisa é de que a coligação não tenha fôlego para fazer mais do que dois vereadores na eleição proporcional deste ano. Lahyre Neto aparece com 19 citações (3,2%).

A lista dos quinze mais votados segue com os seguintes candidatos: Chico da Prefeitura (17), Zé Peixeiro (17), Claudionor dos Santos (17), Cláudia Regina (15), Tomaz Neto (12), Arlene Rosado (12), Pereirão (12), Manoel Bezerra (11), Sargento Osnildo (10), Izabel da Caixa (9), Narciso (9), Daniel Gomes (8) e Francisco José Jr. (8).

Na eleição proporcional a disputa é dividida em duas fases. Na primeira, o partido ou coligação precisa alcançar o número de votos suficientes para eleger um vereador, o chamado quociente eleitoral. Espera-se um quociente de dez mil votos para cada vereador eleito este ano. A segunda fase é a disputa interna, aonde são eleitos os candidatos com maior votação dentro do partido ou coligação.

A partir dessa análise, o Democratas começa a despontar com a possibilidade - ainda difícil, mas não improvável - de fazer quatro nomes. Sendo assim, a briga está entre Niná (21), Chico da Prefeitura (17), Cláudia Regina (15), Arlene Rosado (12), Manoel Bezerra (11), Júnior Escóssia (4 citações) e Gilvanda Peixoto (2 citações).

Na coligação Mossoró pra Você, a situação do candidato Lahyre Neto aparece como confortável. Se a eleição fosse hoje, ele garantiria a primeira cadeira. A segunda seria disputada entre os candidatos Pereirão (12), Francisco José Jr. (8), Gilson Cardoso (6) e Cícera Nogueira (4). O desempenho dos candidatos da coligação Mossoró pra Você pode dar-lhe a terceira cadeira, caso não haja modificações do quadro daqui em diante. A coligação PDT/PSC mostra fôlego para ir buscar duas cadeiras. Além do desempenho destacado de Claudionor dos Santos (17), também aparecem bem vários outros candidatos com potencial para terem votações importantes. Claudionor ficaria com a primeira cadeira com folgas e as outras duas seriam disputadas por Tomaz Neto (12), Vingt-un Neto (7 citações), Aluísio Feitosa (5 citações), Jório Nogueira (5 citações) e Paulo Fernandes (3 citações).

O PSL marcha para conseguir renovar a atual cadeira que tem na Câmara e já começa a sonhar com uma segunda vaga, embora seja difícil. O partido tem o vereador Sargento Osnildo (10) em primeiro e vários outros candidatos com projeções de votações intermediárias, como é o caso de Narcízio (9), Adriano do Gesso (5) e Carlos Nascimento (4).

A coligação PMDB/PV pode chegar às três cadeiras, desde que consiga manter o desempenho dos seus principais nomes. Zé Peixeiro aparece até aqui como o campeão de votos, com 17 citações. Os vereadores Izabel Montenegro (12º candidato mais citado) e Daniel Gomes (14º) vão correr atrás para tentar garantir as outras duas vagas.

O sinal amarelo acendeu para duas coligações. A primeira delas é a coligação que integrar PTB/PPS/PSDC e PHS. Esses quatro partidos têm desempenho abaixo do esperado e podem acabar por não elegerem nenhum vereador. O mesmo entendimento pode ser dito quanto aos candidatos da coligação PR/PTC e PCdoB. Com o desempenho demonstrado nas pesquisas até agora as duas coligações caminham para um fim.

Foram ouvidos na pesquisa 596 eleitores, em 23 bairros diferentes e a zona rural. Os bairros pesquisados e os respectivos números de entrevistas foram os seguintes: Abolição III (28), Abolição IV (15), Aeroporto (27), Alto da Conceição (26), Alto de São Manoel (27), Barrocas (2), Belo Horizonte (44), Boa Vista (29), Bom Jardim (26), Bom Jesus (6), Centro (62), Conj. Vingt Rosado (5), Conj. Walfredo Gurgel (29), Costa e Silva (18), Dom Jaime Câmara (16), Doze Anos (20), Liberdade I (18), Nova Betânea (36), Paredões (10), Planalto 13 de Maio (17), Redenção (9), Santa Delmira (2), Santo Antônio (97) e Zona Rural (27).

Vale ressaltar que uma pesquisa eleitoral para vereador precisa ser analisada a partir dos bairros pesquisados. Os candidatos que esperavam desempenho melhor nos bairros pesquisados passam a rever as suas expectativas, já aonde aqueles que não foram bem citados, porém a pesquisa não passou pela sua principal base eleitoral, podem ter um desempenho melhor do que o demonstrado aqui. Exemplo: o candidato Chico da Prefeitura sempre teve boas votações nos abolições e a pesquisa só pesquisou o III e o IV. Sendo assim, o seu desempenho pode ser maior do que o que está posto neste levantamento, assim como acontece com os demais candidatos. A pesquisa, no entanto, é um instrumento importante para que se saiba quais os candidatos que conseguiram "espalhar" a sua candidatura por várias regiões da cidade.

A pesquisa foi registrada na 34ª Zona Eleitoral no dia 19 deste mês, no processo 1.188/2008 sob o número 48595/2008.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: