segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pesquisa dá vantagem de 22 pontos à Fafá Rosado na corrida pela prefeitura

A primeira rodada de pesquisas do CORREIO DA TARDE em parceria com o instituto Start, de Natal, aponta para uma vantagem confortável até aqui da candidata a prefeito Fafá Rosado (DEM). Tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, a diferença está acima dos 20 pontos percentuais. Foram ouvidos 596 eleitores sexta, sábado e ontem à tarde em 23 bairros e em comunidades rurais.

Os números da pesquisa CT/Start já trazem a repercussão do horário eleitoral gratuito e dos últimos acontecimentos envolvendo a impugnação do registro da candidatura à reeleção de Fafá Rosado (DEM), que está subjúdice. De acordo com os números, Fafá não teve a sua liderança abalada por conta dos últimos acontecimentos.

Na pesquisa espontânea, a candidata Fafá Rosado (DEM) aparece com 47,7% das intenções de voto. A segunda colocada, Larissa Rosado (PSB), tem 26%. O candidato Renato Fernandes (PR) foi citado por 3,4% dos entrevistados, enquanto Heronildes Bezerra foi lembrado por 1,2%. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não é candidata, foi lembrada por 0,2%. 8,6% disseram que votariam em ninguém e 13,1% não souberam responder. Esses últimos são os indecisos.

Os bairros pesquisados pelo CORREIO/Start estão distribuídos nas quatro zonas da cidade e o centro. São eles os seguintes, com os respectivos números de questionários: Abolição III (28), Abolição IV (15), Aeroporto (27), Alto da Conceição (26), Alto de São Manoel (27), Barrocas (2), Belo Horizonte (44), Boa Vista (29), Bom Jardim (26), Bom Jesus (6), Centro (62), Conj. Vingt Rosado (5), Conj. Walfredo Gurgel (29), Costa e Silva (18), Dom Jaime Câmara (16), Doze Anos (20), Liberdade I (18), Nova Betânea (36), Paredões (10), Planalto 13 de Maio (17), Redenção (9), Santa Delmira (2), Santo Antônio (97), Zona Rural (27).

Na pesquisa estimulada - aquela em que os nomes dos candidatos são citados pelo entrevistador - a vantagem de Fafá Rosado se amplia: 51,7% disseram que vão votar na candidata à reeleição. A candidata Larissa Rosado (PSB) aparece com 29,4% das intenções de voto, enquanto Renato Fernandes (PR) tem 4,9%. O candidato Heronildes Bezerra (PRTB) tem 1,2%. 7% dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém, enquanto que 5,9% demonstraram estar indecisos.

De acordo com a pesquisa estimulada, a vantagem de Fafá Rosado hoje seria de 30 mil votos em relação à candidata Larissa Rosado, em termos quantitativos.

Aspectos

A pesquisa CT/Start, realizada sexta, sábado e domingo, traz os números mais atualizados com relação à sucessão mossoroense. Além de ter sido realizado neste final de semana, o levantamento mostra que a repercussão do horário eleitoral gratuito foi positivo para as duas principais candidaturas, porém com larga vantagem com relação à candidata Fafá Rosado (DEM).

Os números mostram que ela conseguiu ultrapassar a barreira dos 50% das intenções de voto, o que lhe daria hoje algo superior a 75 mil votos em termos quantitativos. Ao mesmo tempo, Fafá também saiu em vantagem por causa da quantidade de indecisos: apenas 5,9% na estimulada e 13,1% na espontânea. Um outro aspecto favorável à candidata à reeleição é o alto índice de intenções de votos na pesquisa espontânea, que é considerada pela maioria dos analistas políticos como a mais importante porque não induz o entrevistado à resposta.

Fonte: Correio da Tarde

Um comentário:

Unknown disse...

[carlosphran arroba gmail.com] [carlosfran.com]

Olá!
Estou aqui para convidá-lo a comparecer na "DesConferência Entre Blogueiros Mossoroenses" que acontecerá no sábado (30/08).
Saiba mais em:
http://www.carlosfran.com/blogdaymossoro/

Abs!