segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pesquisa: Garibaldi lidera e Wilma está em 2º para o senado

Se a eleição para o Senado fosse hoje, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e a governadora Wilma de Faria (PSB) seriam os dois candidatos mais votados em Natal, cidade que possui o maior eleitorado do Estado. Como a eleição em 2010 será pela disputa de duas vagas, a pesquisa TRIBUNA DO NORTE/CONSULT investigou para quem os entrevistados vão dar o primeiro voto, o segundo voto; e ainda quem são “as duplas eleitorais” que os natalenses formarão na hora de votar.

Para o primeiro voto, Garibaldi Alves Filho recebeu 35,50%; e para o segundo voto, ele ficou com 21,30%. A governadora Wilma de Faria teve 29,50% de indicações com relação ao primeiro voto; e 20,10% para o segundo voto. Já o senador José Agripino (DEM), teve 17,70% para o primeiro voto; e 20,20% para o segundo voto. Pela pesquisa, com relação às zonas administrativas de Natal, o senador Garibaldi Alves Filho é mais votado nas zonas Sul e Norte da cidade. Wilma de Faria possui maiores percentuais de intenção de voto nas zona Oeste e Leste.

Com relação à “votação casada”, Garibaldi Filho também se destaca. Segundo a pesquisa, a maior parte dos eleitores de Natal que votam, em primeiro lugar, com Wilma de Faria ou para José Agripino, também votam, em segundo lugar, com o presidente do Congresso Nacional. Dos eleitores de Wilma de Faria, 46,4% dão o segundo voto para Garibaldi; e dos eleitores de Agripino, 40,1 também dão o segundo voto para o senador.

A governadora Wilma de Faria é a candidata que mais recebe votos dos eleitores que preferem Garibaldi Alves Filho no primeiro voto. Ao todo, dos que votam primeiro em Garibaldi, 42% preferem dar o segundo voto para Wilma de Faria. José Agripino Maia só lidera com relação ao segundo voto quando o primeiro voto é dado a Ney Lopes (DEM), candidato que no total obteve apenas 10,7% das indicações de voto para senador.

Ainda com relação ao Senado, a pesquisa TRIBUNA/Consult apurou que 22,9% dos eleitores de Natal não pretende votar em nenhum candidato e que 22,1% ainda não decidiu em quem votar.

O diretor do instituto Consult Pesquisa, Paulo de Tarso, observou que independente dos resultados, ainda é muito cedo para qualquer definição com relação ao Senado e ao Governo. Segundo ele, o resultado da atual eleição para a Prefeitura de Natal pode influenciar no quadro sucessório para 2010, principalmente com relação ao Governo.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: