quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RN conta com apenas 35 delegados para 160 municípios

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte entrou hoje numa crise anunciada desde o dia 20 de março de 2007, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei estadual que previa a possibilidade de policiais militares e agentes civis ocuparem o cargo de delegado.

Como a Secretaria de Segurança não se apressou em realizar um concurso para delegado, a Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) dispensou hoje 63 PMs e agentes que trabalhavam como delegados e não tem efetivo para substituí-los. Com isso, apenas 35 delegados passaram a cuidar de 160 cidades do interior. A crise deve perdurar até meados de 2009, quando está prevista a posse de 68 novos delegados de carreira.

Segundo o promotor Wendell Beetoven a dispensa dos policiais militares e agentes civis dos cargos de delegados era “previsível" e que o “Estado não se preparou". “Desde 2003 existe sentença sobre o assunto. Além disso, o Estado demorou a realizar concurso para delegado. O último foi em 1996. Para se ter uma idéia, o Delegado Geral é desse último concurso", falou.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário: