quinta-feira, 21 de agosto de 2008

RN fica em 3º lugar no país na geração de emprego em julho

O Rio Grande do Norte registrou em julho o terceiro melhor desempenho entre os Estados brasileiros na criação de empregos com carteira assinada, de acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O saldo entre o número de admissões e desligamentos foi de 4.343, o que representou uma variação positiva de 1,40%, acima da média nacional (0,67%) e regional (0,96%). O RN só ficou atrás do Maranhão (1,89%) e da Paraíba (1,41%).

O Rio Grande do Norte apresentou em julho o segundo melhor saldo na criação de novos postos de trabalho de toda série histórica do Caged.. O número é o melhor dos últimos cinco anos no mesmo período e 10,34% maior que em julho do ano passado, quando 3.936 pessoas entraram no mercado de trabalho no Estado. Com os números dos últimos 12 meses, o estoque de mão-de-obra no Rio Grande do Norte cresceu 5,64%, o que representa 16.827 novos trabalhadores com carteira assinada.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a atividade econômica que mais contribuiu para a geração de novos empregos formais foi a construção civil, que registrou 1.457 empregos. Este resultado foi seguido pelos setores da agropecuária, que volta a contratar com o início da safra do melão em Mossoró, com 1.202 empregos formais, serviços (702), comércio (495) e indústria de transformação (435).

Em junho deste ano, ainda segundo o Caged, a performance do Rio Grande do Norte foi também surpreendente, tendo registrado o melhor desempenho na criação de empregos com carteira assinada em comparação com o mesmo período dos últimos cinco anos. Em junho de 2008, foram gerados 3.442 empregos celetistas, o que representou ainda um crescimento de 5,57% nos últimos 12 meses.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, os números alcançados são resultados da política de desenvolvimento adotada pelo Governo do Estado. “O bom desempenho que o Rio Grande do Norte está apresentando é reflexo positivo da política de atração de novos investimentos que o governo iniciou em 2003, além da concessão de incentivos fiscais para a indústria e comércio. A vinda de investimentos faz com que a cada dia mais empregos sejam gerados nos diversos setores da economia potiguar”, destaca Marcelo Rosado.

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, os destaques no mês de julho ficam por conta de Natal, com 1.249 empregos nos setores de serviços e construção civil; Mossoró, que contratou 1.198 no setor agrícola e de serviços, Ceará-Mirim, com 214 novos empregados no setor agrícola, Parnamirim com 162 novas vagas na indústria têxtil e Caicó que gerou formalmente 92 vagas.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: