terça-feira, 19 de agosto de 2008

Segmento do petróleo e gás instala rede em Mossoró

Sessenta empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás no Rio Grande do Norte, localizadas nos municípios de Mossoró, Alto Rodrigues, Assú, Governador Dix-sept Rosado, Guamaré e em Natal, participam da REDEPETRO RN, que será instalada nesta quinta-feira (21), ao meio dia, no Requinte Buffet, em Mossoró, região Oeste do Estado. Também fazem parte da rede, instituições de apoio e fomento à cadeia do petróleo e gás, como o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Petrobras, o Banco do Nordeste, a Federação das Indústrias do Estado (SENAI), o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo principal da Redepetro RN é a geração de negócios pela articulação da oferta e da demanda das empresas localizadas na região produtora do Estado, visando ganho de competitividade das empresas e instituições vinculadas à rede. Para tanto, serão articulados encontros de negócios, ampliação da visibilidade das empresas locais, facilitação da comunicação e inter-relacionamento, fomento da capacitação e certificação das empresas e inovação tecnológica na região.

A rede conta com o apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp e do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Rio Grande do Norte. A Redepetro RN é formada por empresas de todos os portes, predominantemente por micro, pequenas e médias empresas.

As empresas e instituições vinculadas à Redepetro RN prestam serviços ou produzem bens, que atendem as demandas dos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e distribuição de petróleo e gás. A sede da rede funcionará nas instalações do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bolonha, unidade do SENAI DR-RN, em Mossoró.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, a governança da rede será composta por um secretário executivo, um comitê gestor, quatro grupos de trabalho e um conselho consultivo, com a participação de empresas-âncora, operadoras, instituições de Governo, instituições acadêmicas e outras entidades com interesses no setor petróleo e gás do Estado.

A Redepetro RN é uma organização que funcionará, no seu primeiro ano, comoum projeto especial fundamentado em um Acordo de Cooperação Técnica eCientífica, que será celebrado entre os principais agentes produtivos dacadeia de petróleo e gás no Rio Grande do Norte.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: