quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CPI quebra sigilo das operações Chacal e Satiagraha

A CPI dos Grampos da Câmara aprovou há pouco a quebra de sigilodas operações Chacal e Satiagraha, ambas deflagradas pela Polícia Federal. Dessa forma, os deputados terão acesso aos documentos produzidos pela PF, incluindo as escutas telefônicas autorizadas pela Justiça.

A Operação Chacal tinha por objetivo delinear as relações entre o grupo do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, e a empresa de espionagem Kroll. Dantas contratou a empresa para supostamene espionar a Telecom Itália durante o processo de controle acionário da Brasil Telecom. Já durante a Operação Satiagraha, o banqueiro foi preso acusado de coordenar um bilionário esquema de crimes financeiros. Além de Dantas, também foram presos o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

Sem grampo

Em depoimento na tarde desta quarta-feira à CPI, o diretor-adjunto afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), José Milton Campana, negou que a instituição tenha realizado grampos ilegais no Supremo Tribunal Federal (STF) e em qualquer outro órgão.

“A Abin não atua à revelia da legislação existente, não fez e não faz interceptações de linhas telefônicas. A Abin não atua no submundo, não trabalha contra o Brasil e as instituições democráticas”, bradou Campana.

Fonte: Congressoemfoco

Nenhum comentário: