terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cúpula da secretaria se reúne com delegados em Mossoró

A alta cúpula da Polícia Civil do Rio Grande do Norte - o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) Agripino Neto; o delegado geral de Polícia Civil Ben Hur Cirino e ainda o diretor de Polícia Civil do interior, Albérico Norberto - visitou a cidade de Mossoró na tarde desta segunda-feira, 1º. Na oportunidade, aconteceu uma reunião a portas fechadas no auditório do Sabino Palace Hotel. Uma das pautas a serem discutidas, segundo informações, era a problemática em torno do acúmulo de serviços, por parte de uma minoria de delegados de Polícia Civil do interior, que estão tendo que assumir a Chefia de Segurança Pública de municípios antes comandados por militares. Estes, por determinação da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, tiveram de ser exonerados das funções. Para se ter uma idéia da crucial situação, alguns bacharéis terão que trabalhar em até 16 cidades.

A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE não teve acesso à reunião. Mesmo assim, um contato foi tentado junto à assessoria de comunicação da Sesed, mas ele disse não poder falar, pois estava viajando para Natal. Por telefone ele disse: "Estou de viagem para Natal, mas aguarde um minuto". Não retornou mais à conversação. O repórter fotográfico conseguiu algumas imagens, mas foi convidado a sair do auditório.

Ao todo foram dispensados cerca de 60 policiais militares que atuavam como delegados de polícia. A partir de agora, eles continuam suas atividades, mas como comandantes dos Destacamentos de Polícia Militar (DPM). Na semana passada, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DORN) publicou a relação dos municípios onde aconteceria a mudança.

Na atualidade, o Estado do Rio Grande do Norte conta com 114 delegados de Polícia Civil. Desse total, a grande maioria é lotada na capital e esse pessoal cumprindo função administrativa.

Em junho de 2007, o promotor de Justiça Wendell Beethoven Ribeiro recorreu junto ao Supremo Tribunal Federal da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em manter policiais militares como delegados de Polícia do interior. Como resultado dessa tomada de posicionamento, a Sesed já tinha adotado procedimentos com vistas a dar cumprimento à determinação e em alguns municípios houve a dispensa do serviço que era prestado pelos militares. Ficaram restando cerca de 60 delegacias que neste fim de agosto tiveram de ser divididas entre 20 delegados.

Com esse novo rateio de delegacias, o bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC) sediada em Pau dos Ferros, é o que vai acumular mais funções.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: