segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Garibaldi lidera para o senado

A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult mais recente indica pela segunda vez que, se a eleição para o Senado fosse hoje, o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), ficaria em primeiro lugar entre os eleitores de Natal. E que, junto com ele, a governadora Wilma de Faria (PSB) também se elegeria, se dependesse apenas do natalense. O senador José Agripino (DEM) fica em terceiro. Como a eleição em 2010 será pela disputa de duas vagas, a pesquisa TRIBUNA DO NORTE/CONSULT investigou para quem os eleitores vão dar o primeiro e o segundo voto.

Com relação à preferência para o primeiro candidato, Garibaldi Filho registrou em seu favor o percentual de 37,5%. Wilma de Faria teve 28,9% das indicações. E José Agripino Maia (também para o primeiro voto) teve em seu favor 13,8% das indicações de voto em Natal.

Quanto ao voto para definir o candidato para a segunda vaga ao senado em 2010, Garibaldi Filho também está na frente, com 21%. O senador José Agripino ficou nessa segunda questão com 20,9% das indicações para a segunda vaga. E a governadora Wilma de Faria com 20,7%. Na soma total dos percentuais, Garibaldi Filho ficou com 58,5% das intenções de voto caso a eleição fosse hoje; Wilma de Faria com 49,6%; e José Agripino com 34,7%.

A comparação com a primeira pesquisa TRIBUNA/Consult, divulgada dia 3 de agosto, revela que nessa avaliação quanto à eleição parta o Senado, garibaldi Alves cresceu na preferência do eleitorado de Natal 1,7%.

A governadora Wilma manteve o percentual total de 49,6%. E o senador José Agripino perdeu 3,2%. Na primeira pesquisa ele possuía um percentual de 37,9.

Quanto à ‘votação casada’, onde foi investigado que duplas de senadores estão na preferência do eleitor de Natal, a pesquisa mostrou que foi reconfirmada a tendência da maior parte dos eleitores de Garibaldi Filho darem o segundo voto a Wilma de Faria; e da maior parte dos eleitores da governadora darem o segundo voto para o presidente do Congresso. De acordo com o levantamento, 52,6% dos que dizem votar em Wilma de Faria — se a eleição fosse hoje — dariaam o segundo voto para garibaldi Filho.

Já dos eleitores de Garibaldi, 42,9% indicaram que se a eleição fosse hoje dariam o segundo voto para a governadora. O presidente do Congresso também se beneficia do eleitorado de seu companheiro de Senado. Segundo o levantamento da Consult, 36,2% dos que indicaram votar em José Agripino dariam o segundo voto para Garibaldi Alves Filho.

A pesquisa registrou ainda que no total 23,3% dos entrevistados disse que votaria branco ou nulo. Houve ainda 23,4% dos entrevistados que preferiram não opinar. A soma ultrapassa os 100% porque a questão teve múltiplas respostas, já que são duas vagas para o Senado estarão em disputa em 2010.

A pesquisa TRIBUNA/Consult foi aplicada entre nos dias 27 28 de agosto, em Natal. Foram ouvidas mil pessoas. A margem de erro é de 2,8%.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: