terça-feira, 2 de setembro de 2008

Lula marca roupa com primeira amostra de petróleo do pré-sal no ES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a sujar as mãos de óleo e carimbá-las no macacão que usava ao participar da cerimônia de início de extração de petróleo da camada pré-sal, a bordo da plataforma JK P-34, no campo de Jubarte (ES), na Bacia de Campos.

Entenda o que é a camada pré-sal

Entre os presentes estavam o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), Dilma Roussef (Casa Civil) e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Com a produção inicial em Jubarte, a Petrobras obterá conhecimento para ajudar a desenvolver as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro.

A produção em Jubarte começa com um chamado TLD (Teste de Longa Duração), em que se observa o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório como na planta de processo da plataforma. O procedimento deve durar de seis meses a um ano.

Do ponto de vista operacional, no campo de Jubarte a camada de sal tem apenas 200 metros, enquanto só a camada de sal a ser atravessada na bacia de Santos pode superar 2.000 metros --com profundidade total de 7.000 metros.

Ao contrário do grande potencial existente na bacia de Santos --onde só para o campo de Tupi são estimadas reservas de até 8 bilhões de barris--, a Petrobras não divulgou projeções sobre as reservas do pré-sal de Jubarte.

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal.

Em entrevista concedida ontem, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que o principal ganho a ser obtido na produção do pré-sal no Espírito Santo é o de acumular experiência prática.

"É uma espécie de poço-escola, em que produzimos para ver como o reservatório se comporta. Para a Petrobras, é algo muito importante: são os primeiros dados para comprovar a existência de uma grande reserva petrolífera [toda a camada pré-sal, que vai do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina], que até já está mapeada pela Petrobras."

Nos últimos anos a Petrobras investiu aproximadamente R$ 1,7 bilhão na perfuração de 15 poços na camada pré-sal. Destes, oito já foram testados e indicaram presença de petróleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado --mas, segundo a Petrobras, ainda não tiveram declarada a comercialidade, pois estão em fase de avaliação.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: