quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Paciente é reconhecido e preso por assalto no Tarcísio Maia

O paciente Francisco das Chagas da Silva Oliveira, 25, foi preso ontem no leito do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), enquanto se recuperava de um tiro na virilha, área de junção da coxa com o abdome.

Ele á apontado pelo delgado Roberto Moura como autor de dois assaltos ocorridos na terça-feira, 16, no centro de Patu. Além dos crimes de assalto, Francisco das Chagas também estava sendo procurado como foragido da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio.

Uma das vítimas do assalto em Patu esteve ontem na unidade de saúde em que o preso está internado e reconheceu o paciente como autor do crime.

O mandado de prisão foi assinado pela juíza da 1.ª Vara Criminal de Mossoró, Ana Orgette de Souza F. Vieira.

O delegado de Patu informou que o assaltante foi baleado durante uma perseguição após o crime.
Segundo a polícia, o acusado teria atirado contra os agentes, que reagiram e acertaram Francisco, que estava em uma motocicleta.

Segundo depoimento da vítima, que reconheceu o paciente, registrado na Delegacia de Patu, os assaltos foram praticados em lojas de confecção.

O assaltante, fazendo-se passar por cliente, pedia para experimentar algumas roupas. Ao ser atendido, anunciava o crime, prendia as vítimas no banheiro das lojas e fugia, roubando peças de roupas e todo o dinheiro do caixa.

Ao levantar a ficha criminal de Francisco das Chagas, a polícia constatou que ele é foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio. Segundo o delegado Roberto Moura, o acusado estava cumprindo pena em liberdade condicional quando fugiu.

Francisco das Chagas foi condenado por assalto e cumpriu apenas três anos de prisão, antes de ser colocado em liberdade condicional.

De acordo com o veredicto do julgamento, ele deveria ter cumprido pena até o dia 26 de julho de 2010, mas foi premiado com a condicional após cumprir 1/3 da pena, com bom comportamento.
Policiais militares estão de vigília na portaria do HRTM aguardando a alta do paciente para conduzi-lo de volta à Penitenciária Agrícola Mário Negócio.

O acusado deu entrada no HRTM por volta das 11h30 de terça-feira, foi encaminhado ao centro cirúrgico, operado e depois encaminhado à Unidade de Saúde Intensiva (UTI). Na manhã de ontem, ele foi transferido à enfermaria, na qual está em prisão hospitalar. Os policiais que fazem a guarda de Francisco das Chagas temem que o acusado possa fugir do leito do hospital e reforçaram a vigilância no local.

Acusado rebate acusações de crime

Francisco das Chagas da Silva Oliveira concordou em falar com a imprensa para se defender das acusações e disse que não se lembrava dos assaltos. “A única coisa que me lembro é que eu havia ido a uma festa na cidade de Patu em uma moto de um amigo”, disse o paciente.

Ele confessou que era usuário de drogas, mas contou que no dia dos crimes não havia consumido nada, além de bebida alcoólica. Ele acusou a polícia de tentar matá-lo e disse que quando foi alvejado na perseguição não estava armado. “Eu só me lembro que estava caminhando no centro da cidade e as pessoas começaram a gritar: ‘pega ladrão’. Eu corri, mas quando vi a viatura me perseguindo, levantei as mãos para me render. Os policiais pararam a viatura ao lado de minha moto, viram que eu estava desarmado e atiraram contra mim”, disse o paciente.

O delegado Roberto Moura informou que, antes de Francisco das Chagas aparecer na cidade, fazia mais de dois anos que não havia assalto em Patu.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: