sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pesquisa mostra vantagem de Fafá sobre larissa acima de 34 mil votos

Se a eleição de Mossoró fosse realizada hoje, a prefeita e candidata à reeleição Fafá Rosado (DEM) venceria por 34 mil votos de vantagem. É o que mostram os números da pesquisa CORREIO DA TARDE/Start, publicados na edição de hoje deste jornal. A vantagem de Fafá sobre Larissa na pesquisa estimulada é de 22,2%, praticamente a mesma diferença do resultado da primeira rodada, publicada no dia 25 de agosto.

O levantamento feito pelo instituto Start ouviu 594 pessoas, em 23 bairros diferentes. A coleta de dados foi feita nos dias 16, 17 e 18 (ontem). A confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na 33ª Zona Eleitoral sob o número 1467/2008 e Protocolo 56292/2008.

Num comparativo entre as duas pesquisas, houve uma variação dentro da margem de erro entre todos os candidatos a prefeito de Mossoró. Na pesquisa estimulada, a candidata Fafá Rosado oscilou de 51,7% em agosto para 49% agora, quase um mês depois. A candidata da coligação Mossoró Pra Você, Larissa Rosado (PSB), oscilou de 29,4% para 26,8%. O candidato Renato Fernandes (PR) teve oscilação positiva. Ele foi de 4,9% para 6,4%, enquanto o candidato Heronildes Bezerra (PRTB), que teve 1,2% na primeira pesquisa desta vez não foi citado.

Na pesquisa espontânea também houve pequenas oscilações entre os candidatos. Fafá Rosado continua liderando, agora com 46,8% das intenções de voto, contra 47,7% no primeiro levantamento. A candidata Larissa Rosado foi de 26% para 25,4%. O candidato Renato Fernandes subiu de 3,4% para 5,9%, enquanto que Heronildes Bezerra, que teve 1,2% na primeira pesquisa não foi citado nesta segunda também na espontânea. A vantagem pró-Fafá nesta entrevista - aonde o pesquisador não cita os nomes dos candidatos - é de 21,4%.

O que chamou a atenção nas duas pesquisas, tanto na estimulada quanto na espontânea é o aumento do número de indecisos. Em 19 de agosto, na estimulada, o número de indecisos era de 5,9%, agora é de 11,3%. Por outro lado, o número de indecisos da pesquisa espontânea, que era de 13,1% em agosto cresceu para 15,7% na pesquisa de agora. O aumento do número de indecisos pode ser explicado pelo afunilamento da campanha, quando os eleitores passam a conhecer melhor os candidatos.

Rejeição

O índice de rejeição dos candidatos também não sofreu grandes alterações. A diferença básica entre uma pesquisa e outra foi que o candidato Renato Fernandes (PR), que era o terceiro mais rejeitado, passou a ser o último, dando este lugar à candidata Fafá Rosado.

Em agosto, o candidato Heronildes Bezerra (PRTB) tinha 27% de rejeição. Agora tem 26,9%. A candidata Larissa Rosado (PSB) subiu de 16,4% para 19,5%, enquanto que Fafá Rosado foi de 11,6% para 14,3%. O candidato Renato Fernandes teve o resultado mais significativo: foi de 13,1% para 8,1%.

Mudança

Um quesito que chama a atenção na pesquisa do CORREIO é a tendência de consolidação do quadro eleitoral mossoroense. Em 25 de agosto 61,8% disseram que não mudariam o voto para prefeito. Já agora em setembro esse percentual subiu para 77,1%. Outro fator desfavorável para os candidatos que estão atrás nas pesquisas é que 20% mudariam seu voto em agosto e agora só 8,2% admitem essa possibilidade. 17,1% disseram em agosto que a mudança de voto depende de alguns fatores e agora 7,6% responderam da mesma forma.

Na segunda-feira, o CORREIO DA TARDE vai publicar o resultado para vereador.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: