segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mossoró: Câmara Municipal tem 70% de renovação

Setenta por cento de renovação. O novo quadro na Câmara Municipal mostra que o eleitor está cada vez mais exigente. Candidatos tidos com vitória certa não foram eleitos. Dos 13 vereadores, nove não renovaram seus mandatos, entre eles o presidente da Casa, Júnior Escóssia (DEM).

As pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da campanha mostravam que o vereador Chico da Prefeitura (DEM) seria o campeão de votos. A liderança, contudo, ficou com a vice-prefeita Cláudia Regina (DEM), que disputou uma vaga no Legislativo. Ela obteve 4.205 votos, Chico obteve 3.349 votos, ficando na quarta posição."Fico feliz com esse resultado e nos dá a certeza de que a população acreditou e confiou no nosso senso de responsabilidade. Responderei ao povo com o que tenho de melhor: trabalho e fidelidade aos votos que me foram confiados", comenta Cláudia Regina. Cláudia diz que seu compromisso, a partir de agora, é desenvolver um mandato focado nas famílias, no qual o debate será a base de todas as suas ações.

Sobre a renovação na Câmara Municipal, ela avalia que a população expressou, de forma crítica, seus desejos e vontades com relação ao Legislativo. Do DEM, além de Cláudia Regina e Chico da Prefeitura, a ex-gerente executiva da Educação, Niná Rebouças, conseguiu se eleger. Ela obteve 3.938 votos, ficando na segunda posição.

Além do DEM, que fez três vereadores, o PDT também passará a ocupar três cadeiras. PMDB, PSL, PSB, PR e PMN ocuparão uma vaga, cada um.

Leitura

O resultado da eleição para vereador também pode ser analisado com base na investigação feita pelo Ministério Público, cujo relatório preliminar apontou para irregularidades que seriam praticadas por todos os vereadores.Outra leitura que se faz com a renovação no Legislativo se volta à ausência de um trabalho que mostre o que realmente a Câmara Municipal realiza.

QUEM ENTRA

Cláudia Regina (DEM)
Niná Rebouças (DEM)
Ricardo de Dodoca (PDT)
Jório Nogueira (PDT)
Zé Peixeiro (PMDB)
Genivan Vale (PR)
Flávio Tácito (PSL)
Lairinho Rosado (PSB)
Maria das Malhas (PSL)

QUEM RENOVOU MANDATO
Chico da Prefeitura (DEM)
Claudionor dos Santos (PDT)
Daniel Gomes (PMDB)
Francisco José Júnior (PMN)

QUEM SAI

Júnior Escóssia (DEM)
Manoel Bezerra (DEM)
Arlene de Sousa (DEM)
Izabel Montenegro (PMDN)
Gilvanda Peixoto (DEM)
Aluízio Feitosa (PDT)
Osnildo Morais (PSL)
Benjamim Machado (PTB)
Renato Fernandes (PR - se candidatou a prefeito)

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: