segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mossoró: Fafá renova mandato com 65.329 votos

São doze anos de governo feminino em Mossoró. Desde 1996, a Prefeitura de Mossoró vem sendo comandada por mulheres, sendo que o último homem a ocupar o maior cargo da cidade foi Dix-huit Rosado.

Em 1996, com a morte de Dix-huit, a então vice-prefeita Sandra Rosado assumiu o cargo e disputou a Prefeitura com a pediatra Rosalba Ciarlini, hoje senadora.

Ontem, a prefeita Fafá Rosado (DEM) confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas e foi reeleita com 65.329 votos. Dos 153.027 eleitores, 134.326 foram às urnas. 123.248 votos foram válidos, e o índice de abstenção chegou a 18.701. A maioria da prefeita reeleita sobre a segunda colocada, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), foi de 19.180. Larissa obteve 46.149 sufrágios.

O dia da eleição transcorreu normalmente e o momento de apreensão foi a espera do resultado.

É que, como Fafá Rosado teve o registro de candidatura cassado em primeira instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não atualizou os registros da candidata quando ela obteve vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Daí que todos os seus votos foram computados como nulos até a situação ser normalizada. Com essa peculiaridade, o resultado da eleição em Mossoró só foi divulgado depois que a Justiça Eleitoral concluísse a apuração relacionada aos municípios de Serra do Mel e Baraúna.

Enquanto o resultado oficial não era liberado, a unidade do Tribunal Regional Eleitoral de Mossoró foi o local escolhido por quem estava curioso em saber quem havia vencido. Em um telão, populares acompanharam o trabalho da apuração. Em poucos quarteirões depois, militantes da coligação Força do Povo - que deu suporte à candidatura de Fafá Rosado à reeleição - se aglomeravam em frente da casa da prefeita. Não demorou para que o local fosse praticamente invadido, e todos já comemorando o resultado.

Em uma das salas da casa, ao lado da vice-prefeita eleita Ruth Ciarlini (DEM), Fafá Rosado recebeu a imprensa. Ela falou da peculiaridade de Mossoró estar sendo governada por mulheres desde 1996 e lembrou do pioneirismo de Ana Floriano, do primeiro voto feminino da América Latina. A prefeita reeleita lembrou dos três meses de uma campanha, a qual considera "propositiva" e de respeito aos adversários. "O eleitor fez a sua escolha, e digo aos adversários que a eleição chegou ao fim", disse Fafá, acrescentando esperar que os outros candidatos não continuem com o clima eleitoral. "Temos que pensar no bem-comum de todos, que é Mossoró", diz.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: