terça-feira, 7 de outubro de 2008

Está faltando comida no hospital Walfredo Gurgel

Está faltando comida no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG). A denúncia foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde). De acordo com informações de setores internos do hospital, vários gêneros alimentícios estão em falta desde domingo, prejudicando as refeições dos pacientes e, principalmente, dos funcionários. A administração do hospital minimizou a situação, afirmando tratar-se de um ‘‘problema de abastecimento’’ e que estariam faltando arroz e café, e somente para os funcionários.

A presidente do Sindsaúde, a médica Sônia Godeiro, também trabalha no Walfredo. Ela apurou a denúncia da falta de alimentos junto a funcionários do HWG. De acordo com as informações, ‘‘no domingo o pessoal comeu apenas feijão, farofa e frango. Faltou macarrão, arroz, verdura e frutas’’. Ainda de acordo com Sônia Godeiro, ontem, além desses, itens faltava ainda café e açúcar. A carne também havia acabado e o frango e o peixe deveria durar apenas até hoje.

‘‘Iremos tentar uma audiência com o secretário de Saúde para denunciar e protestar contra essa situação. É um absurdo o que está havendo, o Walfredo é o maior hospital do estado e não pode ficar assim. Tanto os pacientes como os funcionários estão sendo prejudicados’’. Sobre o argumento da administração de que os pacientes não estariam sendo prejudicados, a sindicalista questiona: ‘‘Está faltando comida apenas para o funcionário? Mas quem alimenta o paciente? Quem vai dar plantão? O funcionário com fome não rende’’.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) afirmou, através de sua assessoria de comunicação, que a falta de alimento realmente ocorre no Walfredo Gurgel e que a causa é um problema orçamentário. Segundo a assessoria, a Sesap vem buscando com a Secretaria de Planejamento, uma forma de contornar a situação e deve marcar para hoje uma reunião com os fornecedores de alimentos, visando uma solução imediata para o problema.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: