segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Mossoró será alvo em guerra aérea

Imagine Mossoró alvo de bombardeio aéreo em situação de conflito internacional. A cidade sobrevoada por helicópteros e jatos-caça em rasantes ensurdecedores. Clima de tensão. O Aeroporto Dix-sept Rosado tomado por militares e aeronaves de guerra, prontos para combate.

O cenário seria de aflição extrema, não fosse fictício. Trata-se de treinamento de combate aéreo, de 1º a 14 de novembro, das forças áreas do Brasil, França, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e observadores militares da Colômbia, Espanha, Peru, Estados Unidos e Paraguai.

Denominado de Operação Cruzeiro do Sul (IV), o exercício é o maior treinamento de combate aéreo combinado da América do Sul. A guerra simulada ocorrerá de forma simultânea no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará e mobilizará mais de 50 aeronaves brasileiras e 40 estrangeiras.

A operação envolverá cerca de 1.800 militares do Brasil e 600 de outros países. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o treinamento aprimorará habilidades de planejamento de operações conjuntas e permitirá teste de equipamentos e troca de informações entre as forças aéreas participantes.

GUERRA SIMULADA

A operação colocará em conflito a Força de Coalizão - azul, formada por aeronaves da FAB e de outros países e com base em Natal -, e a Força Oponente - vermelha composta só por aviões da FAB e com quartel general em Fortaleza (CE). As unidades de transporte ficarão estacionadas em Recife (PE).

Mossoró foi escolhida como base pela posição geográfica estratégica entre Natal e Fortaleza.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: