quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Secretaria de Segurança nomeia delegado para responder por 27 distritos policiais na região Oeste

O delegado Caetano Baumann é responsável por 21 delegacias, que correspondem a Delegacia Regional, Delegacia Especializada de Defraudações, além das delegacias dos municípios de Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Porto do Mangue, Upanema e São Rafael.

Por causa da grande quantidade de delegacias, Caetano Baumann tem o desafio de administrar mais de uma centena de inquéritos. Só na Delegacia Regional são mais de 50 investigações que terão de ser concluídas dentro dos prazos estabelecidos em lei. Para dar conta deste volume de trabalho, o bacharel conta apenas com quatro agentes de polícia para auxiliá-lo nas intimações, prisões, entrega de pedidos de perícia, corpo de delito e demais procedimentos administrativos necessários para a conclusão das peças investigatórias.

O serviço equivalente ao de delegado é realizado hoje por policiais militares de patente, que comandam os destacamentos da PM na maioria dos municípios do interior.

O delegado de polícia, no Brasil, é o funcionário público que chefia uma delegacia de polícia (estadual ou federal).

A Constituição Federal exige que o cargo de delegado deva ser ocupado por um bacharel em Direto, nomeado mediante concurso público.

A Constituição não permite que policiais militares assumam as funções de delegago, por isso o caos na seguranção pública do Estado. Outro motivo da carência de delegados é a falta de concursos públicos no Rio Grande do Norte.

“Fazemos o máximo para cumprir com nossa responsabilidade, mas a falta de material humano é muito grande”, declarou Caetano Baumann.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: