terça-feira, 28 de outubro de 2008

Servidores do DNIT voltam ao trabalho nesta quarta no RN

Em greve desde o dia seis de outubro, os funcionários do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Trânsito (DNIT) também participaram da manifestação dos servidores estaduais de saúde pública. A paralisação no DNIT é nacional, e segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado do Rio Grande do Norte (Sintsef-RN), a adesão chegou a 100% em todos os estados.

A secretária-geral do Sintsef-RN, Gizélia Rocha, explica que os servidores voltam ao trabalho nesta quarta, porque esta foi a exigência do governo federal para dar continuidade às negociações, que seguem até a próxima segunda-feira. ``Se as negociações não progredirem, vamos voltar à greve terça-feira'', disse Gizélia. Representantes do Sintsef-RN irão a Brasília participar com as negociações junto ao Ministério dos Transportes.

Os servidores do Dnit reivindicam equiparação salarial com as categorias equivalentes do Ministério dos Transportes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em alguns estados, a diferença salarial entre engenheiros do DNIT e da ANTT chega a R$ 7 mil. ``O acordo foi firmado em junho com o governo federal, mas não foi cumprido'', informou a secretária-geral do Sindicato. Os grevistas também reivindicam realização de concurso público. No Rio Grande do Norte, são 52 servidores.

Durante a greve, o andamento dos processos administrativos fica suspenso. As principais obras prejudicadas são as de duplicação de rodovias, que não podem avançar quando passarem para novas etapas. No caso da BR 101, as obras realizadas por empresas terceirizadas continuam e ainda não chegou o momento de avançar para uma etapa seguinte, o que seria prejudicado pela suspensão dos procedimentos administrativos. As obras de Infra-Estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que passam pelo DNIT, também podem ser prejudicadas pela paralisação.

O superintendente do DENIT-RN, José Narcélio, negou que a greve tenha prejudicado os serviços. Ele informou que as unidades locais continuaram trabalhando nas principais obras do Estado durante a paralisação. ``A duplicação da BR 101, principal obra no Estado, também não foi interrompida'', informou.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: