segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Estado e Incra firmam convênios para abastecer assentamentos

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Norte assinarão convênios para ampliação e diagnóstico do sistema de abastecimento de água nos assentamentos do Estado.

A solenidade acontece nesta terça-feira (07), às 10h, no auditório da Governadoria e contará com a participação da governadora Wilma de Faria, do vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza e do superintendente regional do Incra, Paulo Sidney Gomes.

O secretário e também vice-governador destacou que esta é uma ação conjunta entre o Governo do Estado e o Incra para melhorar a qualidade de vida nos assentamentos do Rio Grande do Norte. “Ampliar a distribuição de água nessas comunidades é, sobretudo, minimizar o problemas causados pela seca e abranger os benefícios sociais no meio rural. São parcerias assim que otimizam a administração dos recursos públicos em favor da sociedade”, disse.

No valor total de aproximadamente R$ 3 milhões, o primeiro convênio consiste na melhoria e ampliação de 12 caixas d´água e construção de outros 11 reservatórios com capacidade para 20 m³. Também está prevista a implantação de 13,15 Km de redes de adução de água e 41,9 Km de redes de distribuição domiciliar de água. O projeto visa proporcionar melhoria no sistema de abastecimento d´água, garantindo assim, água potável para as mais de 3 mil famílias beneficiadas em 25 assentamentos. Os sistemas serão utilizados tanto para consumo humano como para produção agrícola e pecuária.

O segundo convênio tem a finalidade de realizar um diagnóstico técnico para das necessidades e potencialidades hídricas dos 273 assentamentos implantados pelo Incra-RN no Estado. O objetivo é de que, concluído o levantamento, o projeto possa apresentar soluções para as necessidades de abastecimento de água para consumo humano e animal das agrovilas de cada assentamento, visando promover melhoria de vida da população assentada e, também, oferecendo condições adequadas para implantação de projetos agrícolas que visem a geração de emprego e renda.Para o superintendente do Incra-RN, Paulo Sidney Gomes, esse é um dos principais convênios firmados pelo Incra para solucionar os problemas com abastecimento de água nos assentamentos.

Paulo explicou que a escassez de recursos hídricos no semi-árido nordestino ainda é um dos principais problemas enfrentados pelas famílias assentados. “Queremos solucionar, definitivamente, a falta de água nos assentamentos potiguares”, completou Paulo Sidney.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: