quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Agentes penitenciários denunciam descaso

Em audiência pública realizada hoje (27) pela CPI do Sistema Carcerário, agentes penitenciários afirmaram que a falta de investimentos é maior causa da constante crise do setor. Os agentes também confirmaram as graves e frequentes denúncias sobre a realidade dos presídios brasileiros - como as crianças que se prostituem para ter algum tipo de proteção dentro ou fora do presídio.

Para o presidente da Federação Brasileira dos Servidores do Sistema Penitenciário, Luiz Fernando Correa da Rocha, se não houver investimento, os outros problemas não serão resolvidos. "O mais grave é a falta de investimento, tanto em estrutura como em pessoal", afirmou.

Sobre a presença de crianças e adolescentes nas visitas às cadeias, o presidente da instituição enfatizou que "vai contra o Estatuto da Criança e do Adolescente" a permissão para que essas crianças "convivam com uma realidade que sequer deveriam saber que existe", disse. Segundo Luiz Fernando, que também é agente penitenciário, o preso é muitas vezes obrigado a entregar seu filho ou filha para a prostituição à base de ameaças contra si e contra a sua família.

Outra situação quase que corriqueira, não fosse a gravidade, são as crianças que nascem nos presídios brasileiros. "Nos presídios femininos é comum as crianças que nascem na cadeia crescerem lá mesmo. Algumas nem sabem o que é rua", afirmou Luiz Fernando.

Para o relator da CPI, deputado Domingos Dutra (PT-MA), denúncias graves foram feitas, e serão apuradas. "A questão das crianças que nascem e vivem nos presídios, além das que se prostituem, tem de ser investigada", afirmou.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: