quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bancários fazem paralisação na próxima sexta-feira

Os bancários vão parar suas atividades por 24 horas na próxima sexta-feira (28) em sinal de protesto às perdas salariais que, segundo a cúpula do manifesto, a categoria vem sofrendo nos últimos anos, apesar do aumento considerável dos lucros dos bancos.

Mesmo assim, nesta quinta-feira (27), às 18 h, a categoria realizará uma assembléia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) para ratificar o indicativo de greve e mobilizar a categoria em favor do movimento que é de nível nacional.

A paralisação definida em uma reunião na semana passada. Os bancários reivindicam um reajuste 29,27% que repõe as perdas da categoria desde junho de 1994 até setembro de 2007, em contraponto, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs um reajuste de 4,82%.

De acordo o coordenador do Sindicato dos Bancários do RN, Liceu Carvalho, as propostas oferecidas pela Fenaban não agradaram em nada a categoria."Após seis rodadas de negociações, eles ofereceram apenas uma proposta e que ficou muito aquém de nossas reivindicações", disse.

Liceu Carvalho afirma ainda que se não houver um entendimento nesta sexta-feira, ocasião em que haverá uma nova reunião com representantes da Fenaban, há a possibilidade de greve por tempo indeterminado a partir da próxima semana. "Se não conseguirmos nos entender, realizaremos nova assembléia com a categoria e podemos realizar uma paralisação por tempo indeterminado", disse.

Além do reajuste salarial, os bancários reivindicam a participação nos lucros e resultados (PLR) produzidos no banco no valor de 25%, a isonomia de direitos entre funcionários novos e antigos e a mudança do horário bancário, que atualmente funciona das 10 h às 16 h, para ser realizado das 9 h às 17 h, o que implicaria em novas contratações.

Fonte: TN Online

Nenhum comentário: