quarta-feira, 26 de setembro de 2007

MPF responde à declaração de Lula em defesa de Dirceu

"Cada um fala o que quiser". Foi com essa frase que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, tratou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o mensalão em entrevista ao jornal "The New York Times", no domingo.

Lula afirmou não acreditar que haja evidências de que o deputado cassado José Dirceu tenha praticado os crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, cujos indícios foram apontados pelo próprio Antonio Fernando. "A avaliação de cada um é subjetiva. Eu trabalho com dados", afirmou o procurador. "O que importa é a opinião dos julgadores", completou.

Na denúncia que levou ao Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Fernando tratou Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no primeiro mandado de Lula, como o chefe do esquema do mensalão. Viu indícios suficientes para isso. E se é a opinião dos julgadores que importa, a declaração de Lula é isolada.

Dos 11 ministros do STF, Corte que vai julgar José Dirceu, todos concordaram que existem indícios de que Dirceu cometeu o crime de corrupção ativa. Apenas um deles - Ricardo Lewandowski - considerou não haver evidências suficientes para a denúncia de formação de quadrilha.

O ministro que relatou o inquérito do mensalão, Joaquim Barbosa, também viu indícios suficientes contra José Dirceu, tanto que deu aval para a maior parte da denúncia feita pelo MP. Ele, no entanto, preferiu se esquivar de rebater as afirmações de Lula. "Não vi nada. E se tivesse visto, não diria nada", declarou.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário: