terça-feira, 4 de setembro de 2007

Hemocentro faz coleta para estoque do feriado do dia 7

O Hemocentro Regional de Mossoró está convocando com urgência os doadores voluntários para colaborar com a reposição de bolsas de sangue para eventuais necessidades no feriado cívico 7 de Setembro, que terá duração aproximada de três dias.

O órgão trabalha dentro da normalidade com um estoque em torno de 800 bolsas de sangue, de todos os tipos sangüíneos, sendo que o estoque atualmente encontra-se em baixa.

"Estamos num momento crítico, com um estoque baixo, por isso mesmo convocamos a população para contribuir com a doação", reforça Maria Zilda, assistente social do Hemocentro.

A profissional explica que os meses mais críticos do ano tem sido invariavelmente agosto e setembro, quando tanto o estoque quanto as doações caem drasticamente.

Maria Zilda ressalta que o Hemocentro atende todas as unidades hospitalares da região. Isso se configura em mais um agravante para que seja feita uma reposição imediata.

Embora o Hemocentro mantenha um banco com os dados de voluntários que freqüentemente contribuem para a reposição do estoque muitos doadores têm deixado de comparecer para fazer suas doações.

O sangue O negativo é o mais raro dentre os tipos disponíveis para transfusão. O Hemocentro está precisando desse e dos demais tipos para regular seu estoque.

Para ser doador basicamente é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade, estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e ter em mãos a carteira de identidade ou de habilitação.

O Hemocentro se localiza à rua Projetada S/N, bairro Aeroporto, vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), sendo que o órgão mantém um ônibus para coleta em frente à Câmara Municipal de Mossoró, que funciona às terças, quartas e quintas-feiras. O telefone para marcar as doações é 84-3315-3431.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: