sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Município não atinge meta de vacinação

Mossoró não conseguiu atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar 95% das crianças entre 0 e 5 anos na segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil.

Deixaram de ser vacinadas quase 800 crianças, de um total de 20 mil. Foram imunizadas 19.142 crianças, ou 91% do total.

A coordenadora do Programa de Imunização de Mossoró, Áurea Marques, informa que vai ser feita uma análise para se saber o porquê do Município não ter atingido a meta.Ela ressalta que os pais não demonstram, na segunda etapa da campanha, a mesma vontade de vacinar seus filhos, "pois acham que uma dose é o suficiente para proteger seus filhos".
"Esse é um dos motivos que contribuem para o resultado insatisfatório da campanha", complementa Áurea.

A coordenadora lembra que o objetivo da campanha de vacinação é espalhar o vírus vacinal no meio ambiente para proteger do vírus selvagem, causador da paralisia infantil, e que, por isso, "é importante que todos os pais vacinem seus filhos nas duas etapas da campanha".

"A campanha é para massificar a vacina e causar mais impacto no meio ambiente, o que não ocorre quando as crianças são vacinadas rotineiramente", alerta.

Mesmo não atingido a meta definida pelo MS, o Município não sofre qualquer tipo de prejuízo, como corte nos repasses do Ministério. "O único prejuízo é epidemiológico, já que não há uma cobertura dentro do considerado ideal", salienta Áurea.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: