quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Pedro Simon: nunca vi o Senado “levar tanto pau”

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou hoje que em 25 anos de Senado nunca viu a Casa “levar tanto pau” como levou hoje. O comentário de Simon se deve à absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na sessão secreta de ontem. O senador alagoano era acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista.

O parlamentar gaúcho também criticou a diferença da votação no Conselho de Ética e do plenário do Senado. No Conselho de Ética, quando a sessão não foi secreta, 11 senadores aprovaram o parecer que pedia a cassação de Renan e apenas quatro votaram a a favor de Renan.

Já no plenário, com a votação secreta, Renan foi absolvido por 40 votos a favor, 35 contra e seis abstenções. “Essa é a grande questão”, exclamou.

Simon ressaltou que não vai aceitar a hipótese de Renan se licenciar do cargo para que matérias do interesse do governo sejam votadas sob a presidência interina do vice-presidente, Tião Viana (PT-AC). “Se ele não renunciar, que enfrente os processos que estão pr vir”.

Renan ainda responde a dois processos por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. Ele é acusado de beneficiar uma cervejaria junto ao INSS e à Receita Federal e de ter usado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas.

Fonte: Congressoemfoco

Nenhum comentário: