quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Trotes ao Samu aumentam cada vez mais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continua vítima de trotes. As estatísticas levantadas pelo órgão revelam que o número de trotes realizados no último trimestre desse ano aumentou 9% se comparado ao mesmo período em 2006. Passaram de 24% para 33%.

Os números de trotes para o telefone 192 são considerados elevados. No mês de julho de 2007, por exemplo, foram feitas 3.622 ligações e 1.425 delas correspondiam a trotes. De acordo com coordenador médico e geral do Samu, Luís Gomes, os números refletem a falta de consciência da população.

"Esses trotes já são uma questão cultural. Nós realizamos freqüentemente campanhas de educação das pessoas, mas a situação ainda é muito complicada. É preciso que as pessoas se conscientizem que o trote ocupa as linhas de telefone. Além disso, ao deslocar uma ambulância pode pôr em risco e até mesmo custar a vida de alguém que realmente está precisando de assistência", alerta.

Segundo Luís Gomes, o perfil do infrator é variado. São pessoas, entre elas adultos e crianças, que ligam simulando situações de brincadeira e outras de urgências. O coordenador enfatiza que o trabalho do Samu é prestar atendimento a pacientes que estão em estado de emergência, pessoas com a saúde em estado grave.

Luís Gomes lembra que o Samu possui um sistema que grava e identifica as chamadas telefônicas promovidas, o que permite o fornecimento diário de informações, entre elas o número de trotes, origem das ligações, envio de ambulâncias e orientações realizadas. Ele acrescenta que no ano de 2005 já houve prisão em decorrência de pessoa que foi flagrada passando trote.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: