quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Lula faz autocrítica e diz que seus discursos são repetitivos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma autocrítica nesta quinta-feira e admitiu que seus discursos estão repetitivos. "Está uma coisa tão repetitiva esse negócio de que 'pela primeira vez, nunca antes, nunca dantes', mas é verdade", afirmou Lula, durante o lançamento do Programa Mais Cultura, no Palácio do Planalto.

A frase "nunca antes neste país" se tornou um bordão de Lula e inspira chargistas a fazer piadas com as declarações do presidente.

Porém, Lula justificou o uso do bordão porque, segundo ele, o "nunca antes" é um mérito de seu governo. "E é verdade, não por mérito do Gil [Gilberto Gil, ministro da Cultura], do Lula, mas é porque nunca antes a sociedade brasileira teve uma participação na elaboração das propostas de políticas públicas, como ela teve nesses quatro anos e meio de governo. Só eu participei de 47 conferências nacionais. Só eu", afirmou.

Lula voltou a dizer que seus ministros devem trabalhar em conjunto e elaborar propostas com a participação de todo a equipe do governo.

"Todos estes ministros e outros que não estão aqui assumem junto com o Ministro da Cultura para dizer em alto e bom som neste país, em qualquer parte do território nacional, que a política cultural do país não é mais apenas responsabilidade do Ministério da Cultura, é responsabilidade do presidente da República com os 190 milhões de brasileiros que ajudaram a construí-la", comentou.

Ontem, durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Lula criticou o comportamento de ex-ministros que faziam programas específicos para as suas áreas sem pensar no governo como um todo.

"Havia uma coisinha aqui no Brasil ou, quem sabe, na cabeça das pessoas [...] de cada ministro fazer o seu programa em função do pensamento da sua equipe. No fundo, no fundo, era uma coisa do ego intelectual: 'Eu vou produzir o conhecimento que acumulei ao longo da minha vida, sem me importar com o que os outros vão estar pensando'", afirmou Lula.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: